ContratosQuestões sobre Licitações

Aditamento de 25% nas Licitações

Gostaria de saber qual o decreto que veta o aditamento de 25% nas licitações e quando entrou em vigor.

Não existe nenhum decreto que proíba a alteração quantitativa do contrato, no limite de 25%.  Há duas justificativas simples:

1)        O acréscimo de 25% do objeto licitado é estabelecido pela LEI FEDERAL nº 8.666/93, no artigo 65, § 1º. A proibição desta “alteração contratual” só pode ser feita por nova Lei Federal que altere a Lei 8.666/93.

2)        O decreto (de iniciativa e aprovação do chefe do Poder Executivo) não pode alterar a regra estabelecida na lei federal (aprovada pelo Poder Legislativo, no caso o Congresso Nacional, e sancionada pelo chefe do Poder Executivo).

Não podemos confundir: existe uma a proibição ao aditamento de 25% em relação à Ata de Registro de Preços (e não em relação ao contrato); essa regra foi fixada pelo Decreto 7892/13 (art. 12, § 1º).

(Colaborou Dr. Ariosto Mila Peixoto, advogado especializado em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

 

Publicado em 21 de fevereiro de 2013
*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

 

Clique aqui e Envie sua Questão sobre Licitação.

 

{fcomment}

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *