Categories: Notícias

Zona Azul de Guarujá fica inoperante na temporada de Verão


Sem informar o motivo do novo atraso, a Diretoria de Trânsito e Transporte (Ditran) de Guarujá dá agora novo prazo: a meta é abrir licitação no próximo mês, com o prazo de iniciar as operações no segundo semestre de 2016

Temporada normalmente é sinônimo de praia, calor, diversão e… falta de vagas para estacionar. Para moradores, veranistas e turistas de Guarujá é sempre um martírio conseguir aquele cobiçado espaço, às vezes disputado literalmente a tapas.

Há quem deixe o carro por dias ocupando uma boa vaga em frente à praia. Ou quem tenha que se submeter a flanelinhas, pagando em algumas ocasiões o preço de um estacionamento particular – e adiantado.

Uma forma de evitar isso é a chamada Zona Azul, o Estacionamento Rotativo (ER). Em Guarujá, a reivindicação de comerciantes e munícipes pela regulamentação de espaços públicos com essa finalidade já completa pelo menos três décadas.

Inicialmente, a previsão da Prefeitura era de que a Zona Azul estivesse em vigor no início deste ano. Como isso não se concretizou, a expectativa passou a ser a partir desta temporada de verão.

Mais uma vez, a ideia ainda não saiu do papel. Sem informar o motivo do novo atraso, a Diretoria de Trânsito e Transporte (Ditran) de Guarujá dá agora novo prazo: a meta é abrir licitação no próximo mês, com o prazo de iniciar as operações no segundo semestre de 2016.

Licitação impugnada

Em meados deste ano, a Ditran informou que o atraso no processo se devia a impugnações da licitação no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Houve algumas divergências referentes às datas de publicação do edital e ao reajuste de tarifa. Por isso, foi necessário suspender a licitação e reiniciar o processo no final de 2014.

Essa não é a primeira vez que isso ocorre. O edital do ER chegou a ser publicado inicialmente em novembro de 2011, mas também teve que sofrer alterações a pedido do TCE.

A lei que cria a Zona Azul data de dezembro de 2010, quando foi reformulada pela Prefeitura. Originalmente ela foi aprovada pela Câmara e sancionada em 2008. Entretanto, a Câmara de Dirigentes Lojistas ( CDL) de Guarujá e Vicente de Carvalho já faz gestões neste sentido desde 1985.

(Fonte: A Tribuna)

Portal de Licitações