Notícias

Via Engenharia e Paulo Octávio brigam por licitação milionária de hospital no DF

Aconcorrência para construção do Hospital Oncológico de Brasília tornou-se objeto de disputa entre 11 empresas interessadas em fisgar contrato com o Governo do Distrito Federal (GDF) estimado em R$ 120 milhões.

Um dia antes da data marcada para a abertura das propostas, o Consórcio Honco, que foi desabilitado, entrou com recurso com o intuito de barrar o andamento da licitação. Sob a justificativa de que a Via Engenharia teria sido beneficiada por alterações nas regras da disputa, o grupo concorrente pediu a anulação do processo. O recurso foi apresentado à Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e ao Tribunal de Contas da União (TCU), na quarta-feira (18/11).

Embora quase uma dúzia de empresas briguem pelo contrato milionário, a disputa ganha evidência por envolver duas empreiteiras bem conhecidas da cidade. O Consórcio Honco é formado pela Construtora LDN e a Paulo Octávio Investimentos Imobiliários. A companhia pertence ao empresário Paulo Octávio, que foi vice-governador do DF, mas deixou a política em meio ao escândalo da Caixa de Pandora.

Nesta sexta-feira (27/11), a operação completa 11 anos. A Via Engenharia, por sua vez, foi alvo de denúncias de corrupção envolvendo a construção do Estádio Mané Garrincha e hoje se encontra em recuperação judicial.

Guerra pelo Hospital Oncológico
O motivo da discórdia entre a Paulo Octávio e a Via são as duas versões do edital de licitação do Hospital Oncológico de Brasília. O segundo documento retirou a obrigação de que as interessadas demonstrassem experiência em edificação qualificada, como hospital ou estabelecimento assistencial de saúde. De acordo com as especificações contidas no primeiro edital, a empresa teria de comprovar já ter construído área mínima de 15,5 mil metros quadrados, incluindo centro cirúrgico, unidade de internação e salas de imaginologia.

As exigências específicas foram apontadas pela Cinzel Engenharia, que entrou com recurso alegando direcionamento da licitação. Diante da reclamação, a Novacap alterou o processo, retirando esses pré-requisitos.

(Fonte: Metrópoles)

Related posts
Notícias

Evento para agentes públicos que atuam em licitações acontece nos dias 6 e 7 de junho

2º Ciclo Idasp de Capacitação na Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos visa…
Read more
Notícias

DAEE publica licitação para retomar obras das barragens de Pedreira e Amparo

Obras das barragens em Pedreira e Amparo foram paralisadas em julho do ano passado e devem ser…
Read more
Notícias

Prefeitura de Xaxim realiza pregão para aquisição de equipamentos agrícolas

Setor de licitações da prefeitura de Xaxim anuncia abertura de processo de pregão A Prefeitura…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *