Notícias

Veto a projeto que regulamenta o tratamento diferenciado a microempresas em licitações é derrubado em Divinópolis


Poder Executivo apontou inconstitucionalidade por invadir assunto que é de competência da União. Vereadores recusaram o veto por unanimidade na sessão de terça-feira (9).

Os vereadores derrubaram o veto do prefeito ao projeto de lei que regulamenta o tratamento diferenciado a microempresas e empresas de pequeno porte em Divinópolis. A mensagem, que tinha trancado a pauta da Casa Legislativa, foi incluída na pauta de votação da sessão de terça-feira (9).

A proposição 141/2021 de Josafá Anderson (CDN) foi aprovada no dia 14 de setembro. O prazo para votação do veto venceu no último domingo (7) e, por isso, nenhuma outra pauta poderia ser votada. O veto foi derrubado por unanimidade.

O Poder Executivo apontou inconstitucionalidade por invadir assunto que é de competência da União. A mensagem de veto constava ainda “ausência de interesse público, por carência de razoabilidade e plausibilidade”.

Projeto
A proposta prevê tratamento diferenciado e simplificado a microempresas e empresas de pequeno porte nas contratações públicas da administração direta e indireta, autárquica e fundacional do Município.

O objetivo é promover o desenvolvimento econômico e social, ampliar a eficiência das políticas públicas e incentivar a inovação tecnológica.

De acordo com a proposição, para o benefício, a Prefeitura deverá instituir cadastro próprio de acesso livre, adequar os cadastros existentes ou ter um sistema de registro cadastral unificado disponível no Portal Nacional de Contratações Públicas.

Ainda segundo o texto da lei, o edital da licitação deve evitar, na definição dos objetos a serem contratados, especificações que restrinjam a participação das empresas menores.

A norma prevê ainda que, nas licitações realizadas em Divinópolis, será assegurada, enquanto critério de desempate, a preferência de contratação para microempresas e empresas de pequeno porte.

(Fonte: G1)

Related posts
Notícias

Com investimento de R$ 3,4 milhões, Recife lança licitação para construir Arrecifes da Cidadania

Equipamento será instalado na Comunidade do Bem, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, com…
Read more
Notícias

Em breve deve ser aberta licitação para concessão dos quiosques no Parque dos Pioneiros

Lance inicial previsto é de R$ 400,00 mensais. Vence quem oferecer o maior valor fixo mensal. Com o…
Read more
Notícias

Licitação para requalificação do Teatro Vila Velha será lançada nos próximos dias, diz Bruno Reis

Um dos teatros mais tradicionais de Salvador vai completar 60 anos em atividade, em 31 de julho, e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *