Categories: Notícias

Vencedora de licitação do BB não se classificou na Petrobras

A agência de publicidade Multi Solution, que ficou em primeiro lugar na disputa da licitação do Banco do Brasil (BB), não passou da primeira fase da concorrência para conquistar a conta de marketing da Petrobras, realizada em fevereiro deste ano.

Na terça-feira, o jornal “Folha de S. Paulo” revelou que sabia dias antes que a Multi Solution seria a ganhadora do certame do BB. Para isso, publicou o resultado de forma cifrada na sua seção de classificados. O BB é dono da maior conta publicitária entre as estatais, com verba anual de R$ 500 milhões, a ser dividida entre três agências.

Com a notícia, o BB abriu uma investigação interna para apurar o vazamento e se colocou à disposição do Tribunal de Contas da União (TCU) para esclarecer dúvidas.

Essa foi a segunda licitação pública da qual a Multi Solution — sem tradição entre contas públicas — participou. Em fevereiro, a empresa, comandada por Pedro Queirolo, não saiu da primeira fase da licitação da Petrobras, uma das maiores licitações entre as estatais, com verba anual de R$ 220 milhões, que também é dividida por três agências. Segundo uma fonte, para sair da primeira etapa, era necessário nota mínima de 85 pontos.

— Essa nota era composta por dois envelopes. Um deles visava a mostrar a capacidade técnica. Nesse caso, a agência tinha que mostrar garantias de atendimento e mostrar um repertório de relatos de soluções para problemas em um plano de comunicação. O outro envelope consiste no desenvolvimento da estratégia da comunicação em si para o banco — destacou a fonte.

Essa fonte na Petrobras lembrou que só na segunda fase as empresas habilitadas passam para uma espécie de teste de compliance, novidade implantada pela estatal neste ano, após a Operação Lava-Jato. Procurada, a Petrobras disse apenas que a “Multi Solution não atingiu pontuação mínima para se classificar para as próximas fases do processo de licitação da Petrobras”.

MAIS DE 250 HORAS

A agência de publicidade, que ficou conhecida por atender à cervejaria Petrópolis entre 2005 e 2012, disse que, na licitação da Petrobras, “acabou tendo somente cinco dias de trabalho efetivo para preparar o material, pois conseguiu retirar o edital no último dia do prazo e estava com a equipe reduzida, devido ao período de recesso dos colaboradores”. Indagada sobre o fato de ter ficado em primeiro no BB, dois meses depois, destacou que “foram dedicadas mais de 250 horas de trabalho de cada um dos componentes de uma equipe exclusiva para pesquisa, planejamento estratégico, criação, atendimento e mídia”. A empresa lembrou que “tudo foi pensado para suprir todos os desafios propostos no briefing do edital com a mesma excelência que a agência pratica no mercado privado”.

Nesta semana, o BB divulgou para as agências que participaram do certame as propostas de cada uma das empresas. É nessa fase que alguma delas deve entrar com recurso. De acordo com uma fonte, uma das empresas prepara material para entrar com recurso contra o resultado.

(Fonte: Extra)

Portal de Licitações