De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Gláucio Lamarca, a questão técnica foi ampliada para mais veículos se adequarem
A Urbanizadora Municipal (Urbam) publicou, nesta segunda (3), o edital de licitação para locação de ônibus elétricos que irão substituir a frota convencional do transporte público de São José dos Campos (SJC). Esta é a quinta tentativa da licitação, que passou por mudanças desde o último edital.
A sessão para recebimento dos envelopes com as propostas e documentos acontecerá no dia 15 de julho, às 9h, em licitação presencial na sede da Urbam. O critério de julgamento será o de menor preço global e a licitação é para os veículos, sem incluir os motoristas.
O secretário de Mobilidade Urbana, Gláucio Lamarca, falou sobre o novo edital em entrevista recente ao podcast talkmais
“A questão técnica foi ampliada para mais veículos virem. O modelo é único, de locação por 15 anos, onde a prefeitura se responsabiliza pela troca da bateria no oitavo ano se necessário”, comentou ele, sem detalhes.
Gláucio acrescentou ainda, que o mercado está pedindo um valor de locação muito alto, que em todas a modelagens financeiras, a Prefeitura entende que não é o ideal.
A última licitação foi suspensa em janeiro, devido a única empresa que se candidatou não apresentar toda a documentação exigida. As duas primeiras tentativas foram suspensas pela Justiça por conta de questionamentos de itens do edital. Já a terceira teve somente uma empresa participante e esta também não foi habilitada.
A frota totalmente zero quilômetro será composta por 400 ônibus, 100% elétricos, divididos em três modelos, com ar condicionado e outras comodidades, como carregador USB. Em outro momento, será realizada uma licitação para o sistema de carregamento e, se necessário, da energia elétrica. A contratada fará ainda a manutenção preventiva dos veículos.
A Urbam será responsável pela gestão do contrato de locação, incluindo a locação da frota e infraestrutura, a gestão financeira e os meios de pagamento do transporte público na cidade. A Prefeitura fará uma nova licitação para contratação da operação do sistema. Mais informações sobre a licitação e o edital completo estão disponíveis no site da Urbam.
(Fonte: SP Rio mais)