Categories: Notícias

União empenha R$ 333 mi e prefeito garante lisura nas licitações em VG

Depende da assinatura dos contratos e de outras etapas como os processos licitatórios das obras que serão executadas pela Prefeitura Municipal.

Os recursos da ordem de R$ 333 milhões referentes ao Programa de Aceleração do Crescimento – PAC de Várzea Grande, para saneamento básico, abastecimento de água, pavimentação urbana e outras obras foram empenhados pelo Ministério das Cidades com autorização da Caixa Econômica Federal. A decisão representa mais um passo da Prefeitura da segunda maior cidade de Mato Grosso na consolidação da operação financeira que ainda depende da assinatura dos contratos e de outras etapas como os processos licitatórios das obras que serão executadas pela Prefeitura Municipal.

 

O prefeito Walace Guimarães (PMDB) e o secretário de Infraestrutura, Gonçalo de Barros sinalizaram como essencial o empenho, lembrando que a administração municipal está tomando todos os cuidados exigidos pela lei e pelos organismos de controle para evitar qualquer tipo de problema na execução dos programa que é essencial para a retomada do desenvolvimento de Várzea Grande e para a significativa melhoria da qualidade de vida da população. “É preciso compreensão de que estamos falando de obras de grande importância para a saúde da população e para a melhoria dos índices sociais da cidade”, alertou o prefeito Walace Guimarães cobrando de seus auxiliares rigor na correta aplicação dos recursos e nos processos licitatórios.

 

Walace Guimarães enalteceu o empenho e dedicação do governador Silval Barbosa (PMDB) para convencer o Governo Federal a não retirar os recursos do saneamento completo de Várzea Grande decorrentes de problemas e investigações da Justiça na administração anterior e garantiu que não faltará empenho e determinação para se vencer os obstáculos. “Estes recursos vão representar a redenção econômica de Várzea Grande, pois eles serão aplicados aqui com toda a transparência para representarem no futuro um exemplo para a administração pública”, explicou o prefeito.

 

O secretário de Infraestrutura, Gonçalo de Barros que foi secretário de Estado da Cidades, frisou que a partir das assinaturas dos contratos poderá ser deflagrado o processo licitatório que será feito nos mesmos moldes do aprovado pelo Tribunal de Contas da União – TCU em relação a licitação das obras federais e estaduais da nova unidade do Hospital Universitário Júlio Muller.

 

Segundo o projeto apresentado, a intenção é ao final das obras estar com o sistema de abastecimento de água universalizado para toda a população, empresas e comércio da Cidade Industrial. Na questão do esgotamento sanitário, a previsão é se atingir a 50% da necessidade, sendo que para avançar mais serão necessárias novas linhas de financiamento público que dependerão primeiro da execução dessa primeira etapa. “Acredito que no primeiro semestre de 2014 já estaremos com as licitações prontas e as obras contratadas para iniciar o quanto antes da execução das mesmas”, disse o secretário de Infraestrutura, Gonçalo Barros que sinalizou pela convocação do Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e da União, Controladoria Geral da União entre outros órgãos de fiscalização e acompanhamento.

 

(Fonte: O Documento)

Portal de Licitações

Recent Posts

Correndo risco de serem despejados, donos de pit dogs se mobilizam contra licitação do MP-GO

Tribunal de Justiça irá julgar a Ação Civil Pública nesta terça-feira, 24. Decisão pode manter…

14 horas ago

Tribunal de Contas determina que Rio Bonito do Iguaçu deve ajustar conceito de obra pública em edital para futuras licitações

Município deve seguir regras mais rigorosas O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do…

14 horas ago

Em meio a queimadas, Câmara aprova projeto que facilita licitações durante estado de calamidade

Proposta facilita contratações de serviços e compras emergenciais para momentos de calamidade pública. Texto vai…

2 dias ago