Categories: Notícias

Um ano depois, parques inaugurados por Kassab têm favela, lixo e escuridão

Estado visitou os mesmos lugares percorridos pela reportagem em 2011; uns poucos melhoraram, mas maioria continua com muitos problemas

Há parques em São Paulo com favela dentro, lixo, pichação, sem iluminação e segurança. É o que constatou o Estado ao refazer um ano depois o roteiro de visitas a 13 parques inaugurados pela gestão Gilberto Kassab (PSD). Examinados em fevereiro de 2011, 12 deles tinham problemas. A reportagem voltou aos mesmos espaços. Alguns melhoraram, mas a maioria ou continua igual ou até pior.

A nova visita faz parte de uma série mensal de reportagens lançada hoje pelo Estado sobre o plano de metas oficial do prefeito: a Agenda 2012. O objetivo é analisar a execução e a manutenção das principais promessas feitas por Kassab e marcadas como cumpridas no site do plano.

O caso mais problemático é o do Parque Linear Taboão. Inaugurado em fevereiro de 2010 em Sapopemba, na zona leste, foi construído no lugar de uma favela. Os antigos moradores, porém, acabaram voltando a erguer seus barracos na mesma área, que pouco a pouco foi perdendo a face de lazer. Após a reportagem ser publicada, a Prefeitura retirou o parque da lista dos 50 a serem entregues na atual gestão, mas não resolveu o problema.

Todo o investimento gasto para a construção – o valor não é informado pela Prefeitura – não parece que vai ser recuperado tão cedo. A favela continua ocupando o terreno e está aumentando. O mato está alto, os moradores usam o playground como estacionamento particular e parte da área verde virou lixão. A Prefeitura informou apenas que retirou o equipamento público da Agenda 2012.

Page: 1 2

Portal de Licitações