Notícias

Três empresas de SP disputam licitação para consultoria no VLT

Os trabalhos de análise das propostas técnicas e orçamentárias para contratação de consultoria especializada para a obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foram iniciados nesta segunda-feira (28.09). Servidores da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE) e Controladoria Geral do Estado (CGE), que formam a comissão técnica, realizaram a abertura dos envelopes no período da manhã. Ao todo, três empresas apresentaram as propostas para participar do processo licitatório.

As concorrentes do certame são: Accenture do Brasil LTDA (São Paulo), Cinclus Engineering Consultancy (São Paulo) e KPMG Consultoria (São Paulo). De acordo com cronograma de trabalho, a previsão é de que os documentos sejam analisados até quarta-feira e o anúncio da vencedora do trâmite seja no dia 1º de outubro.

A contratação de consultoria especializada para a obra do VLT foi autorizada pela Justiça Federal, no dia 25 de agosto. No parecer dado pelo juiz da 1ª Vara Federal, Ciro José de Andrade, também foi determinada a suspensão das obras durante o prazo de 120 dias, mesmo período em que serão realizados os estudos técnicos sobre o modal.

Conforme termo de referência, elaborado pela Secid, GAE e CGE, a empresa vencedora deverá apresentar relatórios detalhados ao Estado sobre a viabilidade financeira do modal, o cronograma de término de obras, a estimativa de demandas de operação durante os próximos 20 anos, uma proposta de integração do modal à matriz de transporte de Cuiabá e Várzea Grande, como também o cronograma de desembolso do Estado para implantação do VLT.

Com base no termo de referência, os primeiros relatórios deverão ser apresentados pela empresa vencedora 45 dias após o início dos estudos. Já a análise final tem prazo de 120 dias para ser conclusa e entregue ao Estado. Além dos relatórios periódicos, o Estado também apresentará mensalmente o andamento dos trabalhos junto à Justiça Federal, assim como para os órgãos de controle, por determinação do secretário da Secid, Eduardo Chiletto.

Ainda de acordo com Chiletto, os estudos darão segurança ao governo para que a obra do VLT seja encaminhada de forma viável e responsável. Além disso, a consultoria especializada também auxiliará na apresentação das viabilidades técnica, econômica e financeira do modal.

Segundo Chiletto, “os estudos que serão realizados nos próximos meses compreendem um trabalho que a gestão Pedro Taques prioriza, que é pautado em planejamento e ação responsável”.

(Fonte: Folha Max)

Related posts
Notícias

Com investimento de R$ 3,4 milhões, Recife lança licitação para construir Arrecifes da Cidadania

Equipamento será instalado na Comunidade do Bem, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, com…
Read more
Notícias

Em breve deve ser aberta licitação para concessão dos quiosques no Parque dos Pioneiros

Lance inicial previsto é de R$ 400,00 mensais. Vence quem oferecer o maior valor fixo mensal. Com o…
Read more
Notícias

Licitação para requalificação do Teatro Vila Velha será lançada nos próximos dias, diz Bruno Reis

Um dos teatros mais tradicionais de Salvador vai completar 60 anos em atividade, em 31 de julho, e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *