Categories: Notícias

Transporte: Prefeitura divulga súmulas do contrato de licitação


Durante inauguração de mais um novo terminal de ônibus, no bairro do Rio Novo, o prefeito Rui Palmeira coordenou a assinatura dos contratos com as empresas de ônibus

Foram divulgadas no Diário Oficial do Município dessa quarta-feira (23) as súmulas do contrato de concessão das empresas vencedoras da licitação do transporte público coletivo de Maceió. Durante inauguração de mais um novo terminal de ônibus, no bairro do Rio Novo, o prefeito Rui Palmeira coordenou a assinatura dos contratos com as empresas de ônibus que começam a operar dentro dos trâmites do edital a partir do dia 02 de janeiro.

De acordo com as súmulas do contrato, as empresas vencedoras ficarão responsáveis pela operação e manutenção do serviço de transporte coletivo mediante a disponibilização de ônibus, demais veículos de baixa e média capacidade ou outras tecnologias que vierem a ser disponibilizadas, além da implantação, disponibilização e operação do sistema de bilhetagem eletrônica e operação, manutenção e conservação dos terminais de ônibus.

As empresas terão a concessão para funcionar em quatro lotes, assim divididos: lote 100 (bairro da Serraria e adjacências) pela Viação Cidade de Maceió; lote 200 (bairro de Fernão Velho e adjacências) pela Viação São Francisco; lote 300 (bairro do Pontal da Barra e adjacências) pela Viação Veleiro; e lote 400 (bairro do Benedito Bentes e adjacências) pela Viação Real Alagoas. O Centro de Maceió será a chamada região neutra. A transição dos lotes acontece a partir do dia 09 de janeiro.

A primeira fase de operacionalização do novo sistema, que terá o nome de SIMM (Sistema Integrado de Mobilidade do Maceió) tem início já em janeiro de 2016 com a integração temporal entre as mesmas empresas, início da padronização da frota com nova identidade visual, atendimento à legislação de acessibilidade com disponibilidade de dois lugares para cadeirantes nos 50 novos ônibus, e manutenção dos terminais pelas empresas.

“Somente com o cartão eletrônico é que os passageiros poderão fazer mais de um embarque pagando somente uma passagem no intervalo de uma hora e meia. Por isso é importante lembrar que as pessoas só poderão fazer a integração temporal em posse do cartão eletrônico de passagem”, evidencia o superintendente de Transportes e Trânsito de Maceió, Tácio Melo.

O cartão eletrônico pode ser adquirido gratuitamente nos postos da Transpal e em postos volantes montados semanalmente nos terminais e bairros da cidade (Veja a lista das lojas de conveniência para a venda de créditos de passagem no seu bairro em:http://credenciado.redepontocerto.com.br/modulos/mapaMaceio/mapaMaceio.php)

A segunda fase da licitação será finalizada até o final de outubro de 2016 com a reorganização das linhas de ônibus atendendo principalmente aos conjuntos habitacionais construídos mais recentemente. Já a terceira fase compreende a implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) nas avenidas Durval de Goés Monteiro e Fernandes Lima. Nesta última etapa, parte dos ônibus coletivos passam a ser alimentadores entre os bairros e as estações de embarque do VLT.

(Fonte: Tribuna Hoje)

Portal de Licitações