Notícias

Trabalho preventivo do TCE-MS contribui para que licitações não apresentem irregularidades

O “Controle Prévio das Contratações Públicas”, essa é uma nova forma de atuação preventiva implementada no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, onde, dependendo do valor da licitação o município realiza o encaminhamento dos editais antes mesmo que as propostas sejam abertas para a concorrência. Uma atuação preventiva e que tem auxiliado aos gestores no controle das contratações públicas, evitando, assim, possíveis irregularidades ou danos futuros ao erário.

Foi com esse controle prévio que a equipe de Divisão de Fiscalização de Contratação Pública do TCE-MS, apontou irregularidades no Edital de Licitação – Pregão Presencial nº 30/2019, celebrado pela Prefeitura de Amambai para aquisição de cestas básicas de primeira linha. O município de Amambai realizou o envio prévio ao TCE do referido edital, onde a equipe técnica verificou que o mesmo continha uma cláusula restritiva à competitividade, o que impedia o seu prosseguimento.

Encontradas as irregularidades, o relatório com as constatações dos técnicos seguiu para o conselheiro-relator, Márcio Monteiro, que na ocasião determinou pela suspensão cautelar do processo licitatório. Após o procedimento prévio, o prefeito do município de Amambai, Edinaldo de Melo Bandeira acatou a liminar do conselheiro, e determinou o cancelamento imediato da licitação. “O prefeito deve abrir, a posteriori, um novo procedimento com as devidas correções; esse é o trabalho proativo e preventivo do Tribunal de Contas, evitando, até mesmo um eventual prejuízo futuro ao município”.

(Fonte: Jornal dia a dia)

Related posts
Notícias

Licitação para trecho 2 do Corredor de Ônibus Norte Sul em São Paulo é suspensa

A prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, anunciou a suspensão da licitação para a…
Read more
Notícias

Licitação para instalação dos novos radares de velocidade em Manaus é homologada

A licitação de contratação com a empresa que vai realizar a instalação de radares de…
Read more
Notícias

Prefeitura de Pitimbu lança licitação de mais de R$ 600 mil para comprar fogos de artifício para ‘atividades do município’

A licitação da prefeitura não especifica as datas em que o material sertá utuilizado, mas cita…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *