Categories: Notícias

TI Maior: governo disciplina incentivo para sofware com nova portaria 950

O governo vai fazer pelo menos uma alteração no sistema de certificação de softwares para simplificar a apresentação dos pedidos pelas micro e pequenas empresas do setor.

O governo vai fazer pelo menos uma alteração no sistema de certificação de softwares para simplificar a apresentação dos pedidos pelas micro e pequenas empresas do setor. A sugestão faz parte do processo de consulta pública da metodologia de avaliação dos programas de computador nos moldes da TI Maior, a política de incentivos a softwares nacionais.

 

“É um refinamento, de forma que as micro e pequenas empresas tenham facilidade para apresentar os pedidos de certificação e não precisem descer ao nível de detalhe, mas com sumários dos desenvolvimentos”, explica o coordenador geral de software e serviços do Ministério de Ciência e Tecnologia, Rafael Moreira.

 

Segundo ele, a proposta de metodologia da certificação – que se encontra em consulta pública até 28/10 – é “bastante robusta”, sendo que os critérios são válidos para qualquer porte de empresa. “Apesar de alguns comentários sobre a metodologia em si, as principais contribuições se deram na aplicação prática. E essa questão das micro e pequenas fará diferença”, diz Moreira.

 

Uma primeira audiência pública sobre a certificação do software se deu na segunda-feira, 15/10. A participação na sessão foi pequena, mas o texto com a metodologia já recebeu 3 mil visitas e recebeu até aqui 80 sugestões, parte delas relacionadas a dúvidas na aplicação prática do modelo. Uma próxima audiência presencial será dia 22, no CTI Renato Archer, em Campinas-SP – responsável pela avaliação técnica que baseará os certificados.

Page: 1 2

Portal de Licitações