Notícias

Terracap abre licitação para rede de energia enterrada no Noroeste

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) acaba de publicar o edital de licitação para contratação de obras para implantação da rede de distribuição subterrânea de energia elétrica em sete quadras do setor. Isso significa que, diferentemente das redes aéreas em que postes, transformadores e cabos elétricos ficam expostos, agora, serão isolados e instalados sob a superfície do solo, protegidos por dutos.

O objeto dessa licitação foi dividido em sete lotes, sendo cada lote correspondente a uma das quadras relacionadas: SQNW 102, SQNW 103, SQNW 104, SQNW 106, SQNW 302, SQNW 303 e SQNW 304.

“Tais quadras foram selecionadas após estudo técnico de viabilidade, uma vez que se encontram mais livres de interferências para a sua execução”, explica o diretor técnico da Terracap, Hamilton Lourenço Filho. Ele acrescenta: “Contudo, a Terracap pretende implantar esse tipo de rede em todo o Setor Noroeste, de forma gradual”.

Do ponto de vista técnico, a rede de distribuição de energia elétrica subterrânea traz diversas vantagens em relação às redes aéreas. Ela oferece maior confiabilidade ao sistema de distribuição, reduzindo a frequência e o tempo de interrupção do fornecimento de energia elétrica, geralmente causados por incidentes e intempéries em redes aéreas. Além disso, a operação e manutenção dessas redes pela concessionária são mais eficientes e ainda garante mais segurança às pessoas, por eliminar os riscos de acidentes com abalroamento de postes por veículos e rompimento de cabos.

“Mas também podemos falar na maior vantagem da utilização dessas redes no ambiente urbano, que é o aspecto estético. Neste caso, justificada pelo padrão nobre do Setor Noroeste, com a eliminação do impacto visual negativo que as redes aéreas proporcionam”, comenta Hamilton.

Como participar?

A licitação será realizada no dia 26 de agosto, às 10h. O critério de julgamento é o menor preço, ou seja, será declarado vencedor o licitante que apresentar a proposta mais vantajosa para a administração pública. O credenciamento do representante e a entrega dos envelopes devem ser feitos até o dia 26, às 9h.

As empresas interessadas em participar da concorrência já podem fazer o download do edital por meio do site da Terracap, na seção Licitações Compras/Serviços. Para acessar os demais documentos referentes à Licitação Presencial nº 21/2021, basta clicar neste link.

Mais informações podem ser obtidas no call center da Terracap, no número (61) 3342-1103 ou via chat on-line, disponível no portal da Agência. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

(Fonte: Metrópoles)

Related posts
Notícias

Com investimento de R$ 3,4 milhões, Recife lança licitação para construir Arrecifes da Cidadania

Equipamento será instalado na Comunidade do Bem, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, com…
Read more
Notícias

Em breve deve ser aberta licitação para concessão dos quiosques no Parque dos Pioneiros

Lance inicial previsto é de R$ 400,00 mensais. Vence quem oferecer o maior valor fixo mensal. Com o…
Read more
Notícias

Licitação para requalificação do Teatro Vila Velha será lançada nos próximos dias, diz Bruno Reis

Um dos teatros mais tradicionais de Salvador vai completar 60 anos em atividade, em 31 de julho, e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *