Notícias

TCE suspende licitação para novo hospital de Diadema

Filippi terá que prestar esclarecimentos ao Tribunal

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo determinou, nesta semana, a suspensão imediata do processo de licitação para a construção do novo hospital em Diadema. O projeto, que tem sido utilizado como propaganda eleitoral pelo prefeito José de Filippi Júnior – PT, agora está envolto em controvérsias.

Antes mesmo de iniciar as obras, a polêmica já havia começado. O prefeito promoveu a demolição de um prédio anexo à sede da Prefeitura sem que houvesse licitação ou planilhamento dos custos envolvidos. Em outras palavras, a derrubada da estrutura, realizada no fim de março, ocorreu de forma independente, sem qualquer processo licitatório.

Despacho

Em um despacho assinado pelo conselheiro Robson Marinho, a prefeitura foi notificada para apresentar, em até 10 dias, uma cópia integral do edital da licitação, conforme prevê a Lei Federal nº 14.133/21.

Além disso, o tribunal determinou que o processo licitatório fosse suspenso até que uma decisão final fosse tomada sobre o caso: “Determino também que o correspondente procedimento licitatório seja sustado de imediato e assim permaneça até que se profira decisão final sobre o caso.”

Contudo, a decisão de Marinho foi clara ao advertir o prefeito sobre possíveis penalidades em caso de descumprimento. Ou seja, se as determinações não forem seguidas, José de Filippi Júnior poderá enfrentar sanções previstas na legislação estadual.

“Advirto, ainda, que o descumprimento de quaisquer destas determinações poderá sujeitar o responsável à pena pecuniária prevista no art. 104, III, da Lei Complementar Estadual nº 709/1993.” Ainda assim, o tribunal instruiu a Prefeitura a manter todos os documentos relativos ao certame acessíveis ao público por meio do site oficial.

A suspensão da licitação levanta ainda mais dúvidas sobre os rumos da construção do novo hospital, que é uma das principais bandeiras de campanha do prefeito. Apesar disso, a obra ainda não tem previsão de início e os moradores de Diadema aguardam desdobramentos sobre o futuro do projeto.

(Fonte: abc repórter)

Related posts
Notícias

Taurus vence licitação e avança estrategicamente na Índia

A Taurus, maior vendedora de armas leves do mundo, acaba de conquistar, por meio da joint venture…
Read more
Notícias

Governo de Minas abrirá licitação para nova ponte entre Inhaúma e Papagaios sobre o rio Paraopeba

Estrutura caiu em 2018 e desde então aguarda reconstrução Foi publicado no Diário Oficial de…
Read more
Notícias

Licitação para retomada das obras da UFN3 deve seguir até 2026

Petrobras confirma que início das operações da UFN3 está previsto para 2028 O Governo Federal…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *