Notícias

TCE rejeita pedido da Reunidas Paulista para impugnação da licitação do lote 02 do sistema de ônibus municipais de Sorocaba (SP)

Órgão de Contas decidiu que não cabe nova representação contra edital que já retificado em cumprimento de decisão definitiva

ALEXANDRE PELEGI

O Conselheiro Renato Martins Costa, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), indeferiu representação da Empresas Reunidas Paulista contra o edital da Concorrência promovida pela Prefeitura de Sorocaba para a concessão do serviço público de transporte coletivo urbano de lote 2.

A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 15 de dezembro de 2020.

Como mostrou o Diário do Transporte, Sorocaba, no interior de São Paulo, publicou no dia 18 de novembro passado, aviso de licitação para conceder o lote 02 do sistema de ônibus municipais. Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2020/11/18/sorocaba-sp-lanca-licitacao-para-conceder-o-lote-02-do-sistema-de-onibus-municipais/

A concorrência vai ser de responsabilidade da Urbes (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social de Sorocaba) e a entrega das propostas foi marcada para ocorrer em 21 de dezembro de 2020.

O Lote -2 do transporte de Sorocaba é operado pela STU (Sorocaba Transportes Urbanos), cujo contrato expirou em agosto de 2020. Para evitar descontinuidade do serviço, a prefeitura assinou contrato emergencial com a empresa.

Na representação em que pede a suspensão liminar da licitação, a Reunidas Paulista alega resumidamente que:

– a realização da disputa deveria der no formato eletrônico (telepresencial), em função do aumento dos casos de infectados pelo coronavírus e da pandemia existente no país;

– questionou a obrigatoriedade das especificações técnicas dos veículos – motorização traseira ou dianteira, ar condicionado, tomadas para carregador de celular, sistema “Wifi” gratuito aos usuários e tecnologia “Padron”, argumentando haver majoração de custos na execução do contrato sem qualquer justificativa;

– criticou a planilha do fluxo de caixa dos investimentos, afirmando que sob a perspectiva da demanda o retorno da operação seria inexequível, sobretudo no contexto atual de pandemia.

O Conselheiro cita haver conexão da matéria com outras já tratadas pelo Tribunal contra o mesmo edital, com decisões já proferidas. Por este motivo, e em decorrência da jurisprudência, afirma que não cabe nova representação contra edital de licitação que já foi retificado em cumprimento de decisão definitiva do TCE.

Por este motivo, o Conselheiro considerada inviável juridicamente a apreciação da matéria e indefere a liminar requerida pela Empresas Reunidas Paulista Ltda, determinando o arquivamento do processo.

Como noticiou o Diário do Transporte, em 23 de outubro de 2020 foi realizada audiência pública para esta concessão.

Relembre:

O Lote -2 do transporte de Sorocaba é operado pela STU (Sorocaba Transportes Urbanos), cujo contrato expirou em agosto de 2020. Para evitar descontinuidade do serviço, a prefeitura assinou contrato emergencial com a empresa.

O contrato emergencial prevê que o serviço de transporte coletivo oferecido pela empresa seja cumprido até o final de 2020.

A STU opera 58 linhas do transporte coletivo, que atendem as regiões Leste (Além Ponte), Oeste (Cerrado), Sul (Lageado) e Central.

A frota é composta por 195 veículos que transportavam, em média, dois milhões de passageiros/mês antes do período de isolamento social.

O valor estimado do contrato será de R$ 46 milhões.

HISTÓRICO:

A STU (Sorocaba Transportes Urbanos Ltda), operadora do lote 2, manifestou em maio de 2020 que não renovaria o contrato emergencial, deixando de operar o sistema. A data prevista para o fim das atividades era o dia 03 de agosto de 2020.

A informação, do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, foi confirmada por telefone ao Diário do Transporte no dia 19 de maio de 2020. Relembre: STU vai deixar de prestar serviços em Sorocaba. Demissões vão começar imediatamente

Como tem mostrado o Diário do Transporte, a prefeitura de Sorocaba tem encontrado dificuldades para licitar o Lote 2 do sistema de transporte coletivo.

A STU tem aproximadamente 800 funcionários e opera o lote de 2 das linhas municipais desde o ano de 1996. Há alguns trabalhadores que estão na empresa desde o início.

O contrato com a empresa venceu em 2019.

A prefeitura fez duas renovações de 180 dias em forma de contrato emergencial.

Ainda como mostrou a reportagem, na tentativa de licitação em 07 de fevereiro de 2020, não houve interessados para o lote 02. Relembre: Lote 2 do transporte de Sorocaba tem licitação deserta

Foi a quarta tentativa de licitar os serviços. O aviso, com data de 1º de dezembro de 2019, saiu publicado na edição de 27 de dezembro de 2019 do Diário Oficial do Estado.

O contrato inicial com a prestadora de serviços começou em 2003 e acabou em 2011. Desde então, foram feitas prorrogações.

Como noticiou o Diário do Transporte, em 23 de outubro de 2020 foi realizada audiência pública para uma nova tentativa de licitação.

Relembre:

Em 18 de novembro de 20290, a Urbes (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social de Sorocaba) publicou aviso de licitação com data para apresentação de propostas marcada para 21 de dezembro.

(Fonte: Diário do Transporte)

Related posts
Notícias

Jerônimo lança licitações para pacote de modernizações de colégios estaduais

Serão cerca de R$ 142 milhões revertidos para renovar os prédios e equipamentos de 11 colégios…
Read more
Notícias

PREFEITURA ANUNCIA CINCO LICITAÇÕES PARA INFRAESTRUTURA

EXECUÇÃO DOS PROJETOS INCLUI PAVIMENTAÇÃO E OUTRAS MELHORIAS EM DIVERSAS ÁREAS DA CIDADE, COM…
Read more
Notícias

Servidores estaduais da Saúde participam de formação sobre nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos

A Secretaria de Estado da Saúde, através da Gerência de Insumos, Aquisições, Bens e Serviços…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *