Categories: Notícias

Suspensa licitação de sistema com detecção facial e uso de máscara em escolas de Fortaleza

Conforme publicação em Diário Oficial, a Prefeitura de Fortaleza suspendeu a licitação por motivos de ordem administrativa. Equipamentos iriam monitorar 230 mil alunos em 574 unidades escolares da capital.

A Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza suspendeu a divulgação de contratação de solução tecnológica de reconhecimento facial, detecção de uso de máscara e aferição de temperatura. O serviço serviria para evitar a proliferação da Covid-19 em 574 unidades escolares da capital. Conforme publicação da Central de Licitações da Prefeitura de Fortaleza, o processo foi interrompido por motivos de ordem administrativa.

De acordo com a licitação, os equipamentos iriam monitorar 230 mil alunos da rede municipal de ensino. O valor estipulado no pregão eletrônico 376/2020, para aquisição do sistema, chegou a ser calculado em R$21,1 milhões. Conforme o Portal de Compras do Município, cinco pedidos de esclarecimentos sobre a entrega do serviço foram realizados pelos participantes da disputa e quatro pedidos de impugnação foram realizados, mas negados.

A Secretaria Municipal de Educação justificava a compra do sistema tecnológico para dar maior celeridade no registro de frequência escolar, bem como auxiliar nos protocolos de saúde, a fim de assegurar um retorno presencial às aulas mais seguro.

Plano de retomada presencial

Fortaleza já possui um Plano de Contingenciamento para a volta às aulas. A informação foi confirmada pelo prefeito eleito, Sarto Nogueira (PDT).

“Já seria possível iniciar as aulas amanhã”, declarou. De acordo com Sarto, uma série de mudanças na estrutura física das escolas foi realizada para receber os alunos da rede pública na Capital. Como exemplo, ele citou a abertura de janelas nas salas de aula e banheiros, e o uso de totens de imunização com álcool em gel.

A estratégia contempla uma série de readequações, e há ainda uma comunicação constante com a Secretaria de Educação e de Saúde do Estado. As reuniões que ocorreram entre Município e governo estadual são para garantir que toda a rede esteja integrada no mesmo plano.

(Fonte: D1 Ceará)

Portal de Licitações