Categories: Notícias

Startup ganha licitação para levar internet para 20 milhões de baixa renda


Empresa vai distribuir planos de dados móveis gratuitos para ampliar conectividade entre a população, especialmente estudantes

A Dry Telecom – operadora de SMP (Serviço Móvel Pessoal) por meio de Rede Virtual, conhecido no mundo como MVNO (Mobile Virtual Network Operator) –, acaba de celebrar a conquista dos sonhos para muitas empresas, especialmente as de menor porte. A startup venceu a licitação do Governo Federal para distribuir cerca de 700 mil chips gratuitos para estudantes de baixa renda, cadastrados no CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais do Brasil. Esta é a primeira vez que uma empresa desse porte e segmento vence uma concorrência do tipo no setor de telecomunicação. Antes, o feito só havia sido realizado pelas maiores representantes do segmento no País.

O programa ‘Internet Brasil’ será implantado em fases e deve contemplar, aproximadamente, 20 milhões de estudantes de classes D e E em todos os 27 estados brasileiros. Lançado pela gestão federal anterior, o projeto contava com uma verba inicial superior a R$ 3 bilhões para ser colocado em prática. No contrato assinado pela Dry Telecom, a empresa vencedora fica responsável por 70% da demanda e precisa fornecer 700 mil linhas de dados móveis, divididos em três planos, sendo um básico, de 5 GB, um segundo, intermediário, de 10 GB, e o terceiro,20 GB.

Estima-se que até o final de 2023, a MVNO tenha disponibilizado cerca de 500 mil linhas. A logística de distribuição fica por conta dos órgãos públicos envolvidos na iniciativa. “Quando foi lançado, já existia no planejamento uma segunda fase e a possibilidade de estender o projeto por mais quatro anos. Como houve mudança de Governo, as demais fases ainda estão em alinhamento, mas já se sabe que a nova gestão pretende dar escala e que parte do de um Fundo de Investimento na ordem de R$ 2,7 bilhões será alocada no Internet Brasil, algo que ainda não oficial, mas que nos deixa bastante entusiasmados, uma vez que podem ocorrer novas licitações para isso e a gente reúne grandes chances de vencer novamente”, comenta Ronaldo Yoshida, diretor de novos negócios da Dry Telecom e responsável pela implantação desse contrato.

(Fonte: Exame)

Portal de Licitações