Categories: Notícias

SP anuncia licitação para um novo sistema bloqueador de celular em presídios

Há outras 14 em construção, e mais 23 com previsão de ter as obras licitadas até o final de 2014, segundo o secretário.

O governo do Estado vai publicar na próxima semana o edital de licitação para a instalação de um novo sistema de bloqueio de telefone celular e internet wi-fi em 23 presídios paulistas. A informação é do secretário Administração Penitenciária, Lourival Gomes, que esteve nesta quarta-feira (18) em Jardinópolis (329 km de São Paulo), onde ele participou da inauguração do CPP (Centro de Progressão Penitenciária) na cidade.

 

Ele não informou quais unidades receberão o sistema, mas disse que serão priorizadas cadeias com a presença de membros de facções criminosas e de presos classificados como de alta periculosidade. A opção do governo por contratar o serviço, em vez de adquirir os aparelhos, segundo Gomes, é uma forma de fazer frente às constantes inovações na telefonia. “O 4G vem aí”, disse, referindo-se ao novo sistema de telefonia celular em instalação no país.

 

Reportagem da Folha publicada em agosto mostrou que o Estado estima gastar até R$ 30 milhões por ano com a implantação e a manutenção de sistemas que bloqueiam sinais de celular e de internet móvel em até 30 dos 156 presídios paulistas. O contrato por prestação de serviço também permitiria maior controle da eficiência do sistema, segundo Gomes. “Bloqueou, recebe. Não bloqueou, não recebe”, afirmou.

 

O secretário disse que, no início dos anos 2000, o Estado comprou equipamentos para bloquear o sinal de celular dentro de unidades prisionais, mas a barreira logo foi suplantada pelo avanço tecnológico no setor da telefonia. O edital não irá limitar qual tecnologia deve ser utilizada pelo sistema de bloqueio, mas Gomes citou como exemplo a torre de telefonia capaz de “filtrar” as chamadas feitas ou recebidas de dentro do presídio e fazer com que as ligações não sejam completadas.

 

Quem está ao telefone apenas ouve o sinal de chamada até que a ligação é cortada, como se ninguém tivesse atendido.

 

NOVO CPP

 

O novo Centro de Progressão Penitenciária de Jardinópolis tem capacidade para 1.048 presos do regime semiaberto. O custo da obra foi de R$ 51 milhões.

 

O Estado de São Paulo possui um déficit de cerca de 80 mil vagas no sistema carcerário. Atualmente, há 208 mil presidiários no Estado.

 

A cadeia de Jardinópolis é a quinta unidade prisional inaugurada em São Paulo neste ano. Há outras 14 em construção, e mais 23 com previsão de ter as obras licitadas até o final de 2014, segundo o secretário.

 

Por: FELIPE AMORIM
(Fonte: Folha SP)

Portal de Licitações