Notícias

Sistema Sicaf será totalmente digital a partir de junho

Por meio do uso da tecnologia da certificação digital, o acesso ao sistema ficará mais ágil, seguro, além de tornar possível a redução do tempo de análise das licitações e evitar o deslocamento dos usuários aos postos cadastradores que deixarão de existir

A partir do dia 25 de junho, pessoas físicas e jurídicas interessadas em participar de licitações do governo federal, terão que se cadastrar de forma digital no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf). Com a nova modalidade, as 1.855 unidades cadastradoras deixarão de existir, o que dispensa a necessidade do atendimento presencial para a apresentação dos documentos. Já no final do próximo mês, os usuários deverão realizar sua autenticação pelo site Brasil Cidadão e acessar a área do Sicaf por meio de um Certificado Digital, reconhecido pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira. A Soluti, uma das maiores Autoridades Certificadoras do país, é reconhecida pela ICP-Brasil.

“A nova exigência tornará o Sicaf mais seguro e com processos mais ágeis, na medida em que eliminará a necessidade de ter logins e senhas diferentes para cada portal. Com a unificação, será possível reduzir o tempo de análise das licitações, além de facilitar a vida do usuário que além de não precisar mais se deslocar até um ponto de atendimento, também poderá fazer o upload dos documentos pela plataforma. “A autenticação via Certificado digital proporciona ainda mais segurança às informações confidenciais de cada fornecedor e garante a integridade dos dados e das transações durante o processo de cadastramento. Ele também possui validade jurídica, o que dispensa a impressão, cópias e autenticações, gerando mais economia e sustentabilidade”, explica Lucas Vieira, Gerente de Produtos da Soluti.

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão publicou no dia 27 de abril, a Instrução Normativa nº 3, que estabelece a nova regra de funcionamento do sistema eletrônico. Atualmente, 386 mil inscritos já fazem parte do Sicaf. A expectativa é que 24 mil novos cadastros ocorram após a obrigatoriedade. O sistema é totalmente gratuito.

(Fonte: Jornal COntabil)

Related posts
Notícias

Licitação para construção do Centro Especializado em Reabilitação em Santa Cruz é aberta

Na busca por aprimorar e ampliar os serviços de saúde, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul abriu um…
Read more
Notícias

Prefeitura de Gurupi lança processo licitatório da nova rodoviária, orçada em R$ 13 milhões

O Diário Oficial de Gurupi publicado na noite de sexta-feira, 19, trouxe o aviso de licitação…
Read more
Notícias

Metrô de São Paulo abre licitação para contratação de empresa de vigilância patrimonial

Nesta segunda-feira, 22 de abril de 2024, o Metrô de São Paulo anunciou a abertura de uma…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *