Notícias

Sistema Sicaf será totalmente digital a partir de junho

Por meio do uso da tecnologia da certificação digital, o acesso ao sistema ficará mais ágil, seguro, além de tornar possível a redução do tempo de análise das licitações e evitar o deslocamento dos usuários aos postos cadastradores que deixarão de existir

A partir do dia 25 de junho, pessoas físicas e jurídicas interessadas em participar de licitações do governo federal, terão que se cadastrar de forma digital no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf). Com a nova modalidade, as 1.855 unidades cadastradoras deixarão de existir, o que dispensa a necessidade do atendimento presencial para a apresentação dos documentos. Já no final do próximo mês, os usuários deverão realizar sua autenticação pelo site Brasil Cidadão e acessar a área do Sicaf por meio de um Certificado Digital, reconhecido pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira. A Soluti, uma das maiores Autoridades Certificadoras do país, é reconhecida pela ICP-Brasil.

“A nova exigência tornará o Sicaf mais seguro e com processos mais ágeis, na medida em que eliminará a necessidade de ter logins e senhas diferentes para cada portal. Com a unificação, será possível reduzir o tempo de análise das licitações, além de facilitar a vida do usuário que além de não precisar mais se deslocar até um ponto de atendimento, também poderá fazer o upload dos documentos pela plataforma. “A autenticação via Certificado digital proporciona ainda mais segurança às informações confidenciais de cada fornecedor e garante a integridade dos dados e das transações durante o processo de cadastramento. Ele também possui validade jurídica, o que dispensa a impressão, cópias e autenticações, gerando mais economia e sustentabilidade”, explica Lucas Vieira, Gerente de Produtos da Soluti.

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão publicou no dia 27 de abril, a Instrução Normativa nº 3, que estabelece a nova regra de funcionamento do sistema eletrônico. Atualmente, 386 mil inscritos já fazem parte do Sicaf. A expectativa é que 24 mil novos cadastros ocorram após a obrigatoriedade. O sistema é totalmente gratuito.

(Fonte: Jornal COntabil)

Related posts
Notícias

Contratação de empresa para prestação de serviços no IPE Prev e IPE Saúde está entre os destaques da Agenda Celic

A sessão de abertura das propostas será na sexta-feira, dia 29 de outubro, às 9h30min A…
Read more
Notícias

Famup destaca que Lei de Improbidade Administrativa corrige injustiças com gestores públicos

Advogado diz que nova lei é um avanço pois melhora as disposições sobre atos ímprobos A Lei…
Read more
Notícias

Câmara de São Mateus abre processo de impeachment contra prefeito que foi preso

Daniel da Açaí, que está afastado do cargo por decisão da Justiça Federal, enfrentará processo…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *