Notícias

Sinfra anuncia licitação em lotes para terminar o BRT; contratação de diferentes empresas

As obras do Bus Rapid Transit (BRT) em Cuiabá serão retomadas em lotes, permitindo a contratação de várias empresas. A decisão foi anunciada após audiência pública realizada nesta segunda-feira (17), na Assembleia Legislativa, com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), Marcelo de Oliveira. O Consórcio BRT tem um prazo de 150 dias para concluir os trechos abertos, conforme acordo já firmado.

Segundo o secretário, a divisão em lotes tem o objetivo de trazer maior agilidade aos trabalhos. As empresas serão contratadas por especialidades.

Leia também – Veja ativistas que se tornaram símbolos de luta durante a ditadura militar em MT

“Teremos uma Empresa para fazer a parte do pavimento rígido, uma empresa para as estruturas metálicas das estações, outra para as obras de arte, para iluminação e assim por diante”, explicou.

O secretário ainda garantiu que o governo já tem os recursos necessários para a obra.

Além disso, também foram apresentados detalhes sobre o acordo de rescisão do contrato com o Consórcio BRT. O Consórcio voltou a se mobilizar no dia 12 de março e tem um prazo de 150 dias para concluir os trechos abertos, o que inclui as pistas e infraestrutura entre o Hospital do Câncer e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), com exceção feita ao trecho entre o Viaduto da Sefaz e a Defensoria Pública, que não passou por obras, assim como a conclusão de calçadas e outras adequações em Várzea Grande.

A Sinfra informou que o acordo, assim como os novos modelos de contratação, passarão pelo aval do Tribunal de Contas do Estado (TCE), garantindo a segurança jurídica para execução das obras. Após esse aval e o lançamento de novos processos de contratação, será possível dar um novo prazo para conclusão das obras.

Durante a reunião, a Sinfra apresentou todos os embates jurídicos enfrentados com a gestão anterior da Prefeitura de Cuiabá para o início das obras. Também foram sanadas outras dúvidas sobre os trechos em execução e o funcionamento do Sistema BRT.

Segundo o secretário adjunto de Obras Especiais da Sinfra, Isaac Nascimento Filho, todo o empreendimento já está licenciado, assim como as desapropriações foram resolvidas, o que também garantirá mais agilidade na execução dos trabalhos.

Para o deputado estadual Lúdio Cabral, que convocou a reunião, o encontro cumpre o papel de fiscalização da Assembleia Legislativa e todos os esclarecimentos foram importantes para lançar luz sobre a realidade das obras.

(Fonte: Gazeta Digital)

Related posts
Notícias

Aberta licitação para obras de drenagem no Condomínio Vivendas Bela Vista

Concurso busca empresa de engenharia para execução de projeto no Condomínio Vivendas Bela Vista A…
Read more
Notícias

Polícia Civil realiza 1º Simpósio de Licitações e Contratos

A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio do DEINTER 1 de São José dos Campos, promoverá…
Read more
Notícias

Câmara de Itapeva abre comissão para investigar possíveis irregularidades de R$ 55 milhões em licitações

Possíveis irregularidades envolvem processos licitatórios, contratações emergenciais e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *