Notícias

Sessões transmitidas ao vivo são novo marco para Tribunal

Cuiabá: A partir de hoje qualquer pessoa pode assistir à sessão de julgamento do Pleno do Tribunal pela internet.

 

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso vai transmitir todas as sessões plenárias ao vivo pelo site da instituição. Para o presidente do Tribunal, desembargador José Silvério Gomes, a ferramenta representa a ampliação da transparência do Judiciário mato-grossense. A partir de hoje qualquer pessoa pode assistir à sessão de julgamento do Pleno do Tribunal pela internet. No entanto, as primeiras transmissões, por questões técnicas, ainda não serão ao vivo, serão editadas e colocadas à disposição no site depois do término dos julgamentos.

Silvério Gomes explica que o Tribunal de Mato Grosso se espelha nas cortes superiores, como Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF), que já têm o mesmo modelo. Além disso, ele afirmou que um grupo de 14 desembargadores encaminhou um ofício relatando a necessidade de o Tribunal de Mato Grosso seguir a tendência nacional e implantar um sistema de transmissão ao vivo dos trâmites da Corte. “Com esse serviço o Tribunal proporcionar mais uma forma de acesso ao Judiciário. As comarcas mais distantes, por exemplo, terão acesso a tudo que acontece no Tribunal”, disse o presidente.

Para o serviço, foi contratada uma empresa especializada, por meio de licitação. A empresa “A Produtora”, do ex-senador Antero Paes de Barros, foi a vencedora da concorrência. O custo para o Tribunal é de R$ 93 mil ao mês. A empresa do ex-senador já tem a experiência de trabalho semelhante no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Além da transmissão do das sessões pelo site, o Tribunal está firmando um termo de cooperação com a TV Assembleia, canal 30. O Tribunal de Justiça terá um espaço de 15 minutos na grade da programação da TV, e transmitirá um telejornal de 15 minutos, com resumo das sessões.

O projeto também vai se expandir com programas direcionados, como o ‘Espaço Memória’, ‘Direito de Saber’ e ‘Fórum Aberto’, todos com assuntos pertinentes ao Judiciário transmitidos de uma forma acessível a toda a população.

Outra novidade importante, principalmente para os advogados, será a disponibilização no site do julgamento de cada processo, de forma individualizada. Com o número do processo na mão, além dos andamentos, também será possível assistir ao julgamento pelos desembargadores. “Como uma sessão tem vários julgamentos e pode durar até cinco horas, será realizado um processo de edição e cada processo será disponibilizado individualmente no site para facilitar a vida dos interessados”, explicou a coordenadora de Comunicação Social do Tribunal, Araísa Ferreira.

O projeto prevê que com o tempo as sessões das câmaras individuais e reunidas também terão alguns julgamentos transmitidos ao vivo, de acordo com o interesse público. (ARF)

(Fonte: Diario de Cuiaba)

Related posts
Notícias

DF abre licitação para reforma da piscina de ondas do Parque da Cidade

O procedimento licitatório será do tipo menor preço, com valor estimado superior a R$ 18…
Read more
Notícias

Edital de licitação para a terceirização do Aeroporto de Blumenau (SC) está sendo finalizado pela prefeitura

A Prefeitura de Blumenau, em Santa Catarina, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e…
Read more
Notícias

Governo adere novo sistema de licitação e passa a juntar compras das secretarias

Intenção do Governo do Estado é gerar economia aos cofres públicos O Governo do Estado aderiu ao…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *