Categories: Notícias

Sem previsão de término, triplicação da BR-230 terá duas novas licitações

O Exército Brasileiro encerrará a contribuição nas obras no dia 28 de abril.

A obra de triplicação da BR-230, entre Cabedelo e João Pessoa, iniciou em 2016 e não tem previsão de término. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que o Exército Brasileiro encerrará a contribuição nas obras no dia 28 de abril e uma nova licitação será assinada para início dos trabalhos no segundo semestre deste ano. Estão disponibilizados R$ 70 milhões para a conclusão dessas obras.

Neste mês será lançado um novo edital, no valor de R$ 170 milhões, para licitação das obras de triplicação da BR-230, entre Cabedelo e João Pessoa.

A construção foi autorizada ainda no governo Michel Temer (MDB), em 2017. Conforme apuração do Política JP, os trabalhos iniciados pelo Consórcio Construtor CONSTRUCAP/COPASA há quase sete anos, foram abandonados, impedindo a conclusão do empreendimento no prazo estipulado.

A parceria do o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) com o Exército Brasileiro, em 2020, permitiu a realização das obras entre os Km 02 ao Km 10, segmento aberto pelo Consórcio e deixado inacabado e sem operação.

O Exército concluiu quatro viadutos operacionais, mas ainda há diversos serviços a serem executados, e para tanto, encontra-se em andamento os trâmites para licitação do remanescente da referida obra, assim como a extensão dos serviços até o Km 13,38 da BR-230/PB, com a construção de mais dois viadutos neste segmento que se destaca pela formação de gargalos além de sete passarelas de pedestres.

O Dnit comunicou que a iluminação pública no local é discutida com a Prefeitura Municipal de Cabedelo e depende da nova licitação em curso para equacionar de uma vez por todas o atual quadro.

Para o segundo semestre deste ano será lançando um novo edital, “este para Adequação de Capacidade e Segurança no segmento entre o km 13,38 e o km 28,1 (Oitizeiro), com a previsão de seis viadutos e cinco passarelas para pedestres”.

(Fonte: Politica JP)

Portal de Licitações