Notícias

Segunda licitação para estudo de acesso ao Aeroporto de Vila Oliva tem única empresa desclassificada

A única empresa que se apresentou ao processo de licitação, a Econsult, foi desclassificada por descumprir o edital e não apresentar a documentação exigida para comprovar a capacidade técnica necessária para a realização do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da estrada que ligará o aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul, à Região das Hortênsias. Esta é a segunda tentativa do Governo Estadual. Na primeira licitação, aberta em setembro do ano passado, a única empresa participante também não cumpriu com a entrega da documentação exigida.

O EVTEA é um estudo preliminar crucial, que coleta dados essenciais e fornece as orientações básicas necessárias para o desenvolvimento do projeto, abordando aspectos como tráfego, geologia, dados socioeconômicos, meio ambiente e condições das estradas rurais. Até o momento, a definição principal é que a estrada deverá passar pelo Aeroporto de Vila Oliva e seguir até a região do Apanhador, pela Rota do Sol.

A conclusão do EVTEA ajudará a determinar o traçado da via. Duas opções estão sendo debatidas em Vila Oliva. A primeira passa pela localidade de Tunas Altas, defendida por quem aponta que o terreno já possui grande parte em terraplenagem, além de um trecho que se conecta a Gramado. A segunda opção propõe um trajeto por Tunas Baixas/Bem-te-vi, com o argumento de que essa região abrange mais de 100 famílias, 600 hectares de produção agrícola e pontos turísticos importantes.

Além da projeção viária para o aeroporto de Vila Oliva, a licitação inclui o estudo para pavimentar toda a RS-476, entre Canela e Jaquirana, passando por Lajeado Grande, em São Francisco de Paula. Após a finalização do estudo, deve ocorrer etapas como a elaboração do projeto básico, estudos ambientais, licenciamento ambiental e o desenvolvimento do projeto executivo.

Anunciada inicialmente em setembro de 2023, a expectativa era de que a contratação do estudo fosse concretizada até o fim de outubro do mesmo ano, mas isso não ocorreu. A previsão do Governo do Estado é concluir a rodovia e o aeroporto até setembro de 2028.

(Fonte: Rádio Caxias)

Related posts
Notícias

Amrec promove capacitação para novos gestores sobre nova Lei de Licitações

Em parceria com instituições especializadas, a Amrec promove uma formação exclusiva voltada aos…
Read more
Notícias

Prefeitura abre licitação para contratação de empresa para a decoração da Temporada de Inverno

Processo licitatório inclui Festa Colonial e Feira de Artesanato A Prefeitura de Canela, por meio…
Read more
Notícias

Governo de SP autoriza licitação para construção de nova sede administrativa no Centro da capital

Texto da licitação foi publicado no Diário Oficial desta quinta (12). A licitação, além da…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *