Notícias

São José abre licitação para recuperar galeria que se rompeu no Jardim Imperial

Obra vai reconstruir galeria de águas pluviais após erosões provocadas pelas chuvas

A Prefeitura de São José dos Campos abriu uma concorrência eletrônica para contratar a empresa responsável pela recuperação da galeria de águas pluviais da Rua Felisbina de Souza Machado, no Jardim Imperial, região sul da cidade. O sistema foi danificado após as fortes chuvas registradas no início do ano.

O rompimento ocorreu em dois pontos da galeria, provocando afundamento do solo e a interdição do Residencial Jardins de Sevilha no dia 7 de fevereiro, como medida preventiva.

Na primeira etapa dos trabalhos, a Urbam (Urbanizadora Municipal) realizou ações emergenciais para conter os danos. Entre os serviços executados estiveram a estabilização do solo e o fechamento das erosões com pedras, além de levantamentos topográficos, inspeção robótica na tubulação e vistorias cautelares em imóveis vizinhos.

Após a contenção do talude e análises técnicas realizadas pelo Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) em parceria com a Prefeitura, os moradores do condomínio foram autorizados a retornar para seus apartamentos no dia 15 de fevereiro.

Laudo técnico

De acordo com o laudo elaborado pelos especialistas, não foram identificados danos estruturais no edifício relacionados à erosão ocorrida na via pública.

A comissão técnica formada por integrantes do Crea-SP e da Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos (AEA) apontou que fissuras e trincas observadas em alguns apartamentos são anomalias preexistentes da própria construção ou de caráter funcional, sem ligação com o incidente.

O relatório também concluiu que os sistemas internos do prédio, como água, esgoto, gás e energia elétrica, não sofreram avarias.

Segundo a presidente do Crea-SP, Lígia Mackey, o suporte técnico do conselho foi fundamental para auxiliar o poder público na tomada de decisões.

“Facilitar esse diagnóstico é fundamental para reduzir o impacto social do incidente e garantir que as famílias retomem suas rotinas com a certeza de que seus lares estão preservados”, afirmou.

Próximas etapas da obra

A nova obra de recuperação será realizada em etapas e inclui intervenções estruturais na galeria pluvial.

Entre os principais serviços previstos estão:

contenção das erosões e sondagem do solo, com preenchimento das áreas afetadas com camadas de pedras;

preenchimento de vazios internos para restabelecer a integridade do solo e interromper o processo erosivo;

construção de uma nova galeria de drenagem pelo método não destrutivo, implantada paralelamente à estrutura que sofreu colapso, reduzindo impactos na via e nas edificações próximas.

A expectativa da Prefeitura é que, após a contratação da empresa vencedora da licitação, os trabalhos avancem para a fase definitiva de recuperação da rede de drenagem no local.

(Fonte: Meon)

Related posts
Notícias

Abrigo CIALAR lança licitação de R$ 137 mil para execução de obra em abrigo institucional

O Consórcio Intermunicipal Abrigo Casa Lar (CIALAR) lançou a Concorrência Eletrônica nº…
Read more
Notícias

Governo da Bahia suspende licitação do VLT em Salvador para ajustes no edital

Processo foi interrompido antes da abertura das propostas e não tem nova data definida O Governo da…
Read more
Notícias

Prefeitura de Caxias abre nova licitação para 163 casas no Campos da Serra

Sessão ocorre no dia 8 de maio após rescisão de contrato anterior A Prefeitura de Caxias do Sul…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *