Categories: Notícias

São Gabriel: Lançado edital para licitação do Asfalto Comunitário

Um projeto pioneiro em São Gabriel do Oeste está prestes a sair do papel, o Programa de Asfalto Comunitário é uma parceria público-privada que surgiu da necessidade de atender uma antiga demanda de moradores da rua Elias Borgmann e adjacências.

O programa de Asfalto Comunitário foi elaborado para suprir a necessidade de dar celeridade às obras de infraestrutura em regiões da cidade que tenham possibilidade de intervenção para atender necessidades específicas, como regiões de baixa densidade populacional, mas que haja interesse dos moradores em realizar a benfeitoria.

A rua Elias Borgmann está localizada em uma região da cidade que até pouco tempo, não era tão habitada, e um súbito crescimento de habitações na região fez com que a demanda por asfalto e galeria pluviais se tornasse um problema a ser resolvido.

Por estar em uma região mais baixa em relação às ruas adjacentes, toda enxurrada das regiões altas deságua ali, isso causava um imenso transtorno aos moradores que nos meses de chuva por vezes ficavam ilhados impedidos de entrar ou sair de suas casas por conta da erosão que se formava.

Medidas paliativas eram tomadas pela administração até que o projeto foi elaborado, a premissa do projeto é realizar a obra custeada com recursos oriundos de parceria público-privado, uma audiência pública foi chamada para apresentação do projeto piloto.

Para a habilitação do programa é necessário que ao menos 80% dos moradores de determinada região realizem a adesão do programa, o passo seguinte prevê que uma licitação será realizada para o levantamento do custo da obra que será dividido entre a prefeitura e os moradores que aderirem ao programa, havendo a opção do parcelamento em até 12 x para quem aderir ao programa.

Escolhida estrategicamente para ser a primeira região a ser atendida pelo projeto, a rua Elias Borgmann vai receber obras de drenagem e galeria coletora de águas pluviais e pavimentação asfáltica, o edital de chamada para a licitação já foi lançado e está disponível no site da Prefeitura.

Após a conclusão da obra o programa deverá ser ampliado às outras regiões da cidade conforme demanda dos moradores.

Fonte: Idest

Portal de Licitações