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‘RMBH do futuro’ tem 5 linhas de metrô, trens e anéis viários


Plano Diretor prevê mudanças para a região metropolitana de BH, priorizando o transporte coletivo

Imagine a região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) com metrô ligando Nova Lima a Confins e Betim a Sabará. Em paralelo, o antigo trem de passageiros revitalizado e funcionando a todo vapor, sob trilhos já existentes ou em novos traçados. Para completar, além do tão esperado Rodoanel, alças viárias ainda mais amplas circulando as 34 cidades da região e conectando polos importantes de Minas Gerais.

Esse “mundo perfeito” em termos de mobilidade urbana mais parece um sonho inalcançável diante de uma realidade bem diferente – em que apenas uma linha de metrô atende a população da capital e de Contagem e em que o Anel Rodoviário, atualmente via urbana, está saturado. O cenário ideal, no entanto, está projetado para 2050 no Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PDDI-RMBH).

O documento, já aprovado pelo Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano, serve para nortear decisões do Estado e dos municípios. É dele que sairão as principais diretrizes para a construção do Plano de Mobilidade da Região Metropolitana, atualmente em licitação pelo governo do Estado, que irá atualizar e detalhar os projetos elaborados anteriormente e apontar o que realmente deve ser feito.

(Fonte: O Tempo)

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