Categories: Notícias

Rio do Oeste lança licitação de R$ 10 milhões para obras contra enchentes

Edital foi publicado e a análise das propostas será realizada no dia 6 de novembro

As enchentes de outubro e novembro de 2023 deixaram marcas no Alto Vale. Mortes, perdas materiais e prejuízos incalculáveis fizeram parte do processo de muitas cidades que tiveram que recomeçar.

Uma delas é Rio do Oeste que, após um ano da mais devastadora enchente em sua história, lançou o edital de licitação para a melhoria fluvial de dois importantes rios que cruzam o município.

Conforme a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil, o projeto inclui o aprimoramento de 7,8 km de margens, sendo 6,4 km do Rio Itajaí do Oeste, que vem de Taió, e 1,4 km do Rio das Pombas, que vem de Pouso Redondo.

Segundo o poder público, essas áreas dos rios são identificadas como responsáveis por inundações, devido ao acúmulo de sedimentos resultante, principalmente, de deslizamentos em suas margens, além do elevado volume de água. O edital foi publicado nesta terça-feira (22), e a análise das propostas será realizada no dia 6 de novembro. O valor estimado para o processo licitatório ultrapassa R$ 10 milhões.

Marcas das cheias

A enchente mais severa da história de Rio do Oeste ocorreu há um ano. Em 18 de outubro de 2023, o prefeito Diogo Ferrari (MDB) declarou estado de calamidade pública.

Entre os dias 9 e 10 de outubro, o Rio Itajaí do Oeste atingiu mais de 11,5 metros, deixando muitas pessoas desabrigadas e resultando na trágica morte de um senhor de 65 anos.

(Fonte: Portal Educadora)

Portal de Licitações