Categories: Notícias

Resultado de licitação sai dia 13 de março


Prefeitura reabre licitação para definir fornecedora de alimentos; aulas estão suspensas nos dias 2 e 3

As empresas que vão completar o fornecimento de merenda escolar em Jaú serão conhecidas no dia 13 de março, três semanas após o início das aulas na rede pública municipal. A licitação para definir a fornecedora foi reaberta, após suspensão provocada pela falta de concorrentes. Desde então, a alimentação nas unidades de ensino vive dias de incerteza.

A administração pretende gastar até R$ 4,2 milhões com o contrato de um ano, mas o valor pode diminuir, dependendo da proposta das licitantes.

Os lotes correspondem aos insumos mais “encorpados” das refeições, como arroz, feijão, carne e enlatados (veja quadro). Por enquanto, a administração municipal mantém as refeições com base no que havia em estoque e nos itens que já conseguiu licitar, como hortifrúti.

Ontem, professores receberam via WhatsApp um comunicado suspendendo as aulas nos dias 2 e 3 de março, quinta e sexta-feiras pós-carnaval, mantendo apenas as atividades de planejamento. A secretária de Educação, Daltira Maria de Castro Piragine Tumolo, garantiu ontem que a suspensão não tem relação com o problema na merenda. Ela afirma que a demanda partiu dos gestores escolares e que as aulas serão repostas em maio e em julho.

A secretária de Economia e Finanças, Silvia Sorgi, explica que os lotes da nova licitação destinam 25% das aquisições para as pequenas empresas, e que o edital foi publicado em abrangência nacional, inclusive no “Diário Oficial da União”. “Na licitação de dezembro, nós já utilizamos desses canais”, afirma.

Caso a licitação transcorra sem problemas no dia 13, a escolha da empresa ainda passa por trâmites burocráticos, como a homologação e a assinatura do contrato. Só então a comida começa a ser entregue na Prefeitura, que precisa fornecer 34,6 mil refeições diárias a 87 unidades do Município e da rede estadual.

Fornecimento
Por meio de nota enviada via Departamento de Comunicação, a Secretaria de Educação assegurou que a comida continuará sendo servida até que a nova licitação seja homologada.

“A secretaria continuará trabalhando com os itens disponíveis nas escolas, incluindo os hortifrútis, como ovos, batata, mandioca, verduras, legumes e frutas, distribuídos semanalmente”, menciona a nota.

(Fonte: COmercio Jahu)

Portal de Licitações