Categories: Notícias

Recursos adiam a licitação para limpeza do Tietê

DAEE aguarda um posicionamento do Tribunal de Contas para dar prosseguimento ao processo licitatório.

A concorrência pública para a realização do desassoreamento do Rio Tietê no trecho entre Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes está paralisada. O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) informou que duas empresas entraram com recursos, ontem (17), durante a realização do pregão e, agora, o DAEE aguarda um posicionamento do Tribunal de Contas para dar prosseguimento ao processo licitatório. As alegações dessas empresas não foram divulgadas pela assessoria de imprensa do órgão.

 

O edital estabelecia que deveriam ser removidos 471 mil m³ de sedimentos, em especial argila, areia e materiais não inertes, além do lixo depositados no fundo do canal do Tietê. Com isso, esperava-se evitar as enchentes em cidades como Mogi, Itaquá, Poá e Suzano, as mais prejudicadas com inundações provocadas pelas cheias do Rio. No entanto, com a paralisação da concorrência, não existe previsão de quando os trabalhos começarão, mas há de se concluir que não serão feitos antes do término do verão.

 

O edital previa, também, a aná­lise de amostras dos sedimentos coletados a cada 500 metros. O resultado serviria também para determinar os lo­cais de deposição final do mate­rial de maneira a reduzir os im­pactos ambientais na Região.

 

Por: Sabrina Pacca

(Fonte: O Diario)

Portal de Licitações