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Reconstrução de ponte no Tocantins custará R$ 171 milhões já licitados

Após o trágico desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que ligava o Maranhão ao Tocantins pela BR-226, ocorrido em 22 de dezembro de 2024, o Ministério dos Transportes anunciou medidas emergenciais para reconstruir a estrutura. A tragédia, que deixou 12 mortos e cinco desaparecidos até esta quinta-feira (2/1), revelou falhas estruturais ignoradas por anos.

Em caráter emergencial, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) contratou, por licitação, o Consórcio Penedo-Neópolis, formado pelas empresas Construtora Gaspar S/A e Arteleste Construções Limitada, para realizar as obras de restauração. O projeto, com custo estimado em R$ 171 milhões, deve ser concluído até dezembro de 2025 e inclui melhorias significativas, como uma ciclovia e um alargamento de sete metros em relação à antiga ponte.

A ponte original, parte da histórica Rodovia Belém-Brasília, foi inaugurada durante o governo de Juscelino Kubitschek nos anos 1960, mas desde 2019 já apresentava sinais avançados de deterioração, com classificação de nível 2 em uma escala de conservação que vai de 1 a 5. Em maio de 2024, uma licitação para obras de reforma foi frustrada pela falta de documentos adequados das empresas concorrentes, adiando as intervenções necessárias.

Com o colapso da estrutura, três motos, um carro e três caminhões que transportavam materiais tóxicos caíram no Rio Tocantins, agravando os impactos ambientais e humanitários da tragédia. O Ministério Público Federal já abriu uma investigação para apurar os danos ao ecossistema local, enquanto o DNIT coordena os trabalhos de retirada dos veículos e detritos.

As operações de busca pelas vítimas foram temporariamente suspensas devido ao aumento das chuvas e à abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Estreito (MA), que elevou o risco para os mergulhadores. Durante esse período, os trabalhos serão realizados com drones e embarcações.

A restauração da ponte simboliza a urgência de investimentos em infraestrutura no Brasil, alertando para os riscos de negligência em obras fundamentais para o desenvolvimento do país.

(Fonte: Plantão Brasil)

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