Categories: Notícias

Projeto de irrigação construído com dinheiro público está parado em PE

Na zona rural de Petrolina, sertão de PE, parte do canal não tem água. Por causa disso, muitos agricultores desistiram da plantação.

A água do Rio São Francisco chega com fartura ao canal do Projeto Pontal, na zona rural de Petrolina. A obra, que começou a ser construída há cerca de 10 anos, deveria levar água através de bombas até as propriedades dos agricultores, o que não acontece.

Mais de R$ 200 milhões foram gastos pelo Governo Federal com o início das obras. Diversas áreas foram aterradas para dar espaço às placas de concreto. Ao todo, quatro estações de bombeamento foram construídas para levar água à quatro distritos de Petrolina.

Com esse sistema, a terra poderia produzir o ano inteiro, mesmo durante os períodos de estiagem, mas atualmente a água só chega aos produtores por meio de mangueiras instaladas no canal pelos próprios agricultores.

O canal de irrigação do Projeto Pontal é um dos mais modernos do Brasil. As comportas serão acionadas através de computadores, mas toda a estrutura está parada. Sete quilômetros do canal estão sem água, todo o investimento deixou de ser repassado desde 2003.

Os trabalhos são supervisionados pela Codevasf, a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco. O site da companhia informa que o projeto deveria ser administrado através de uma parceria entre a Codevasf e uma empresa privada, a ser escolhida através de licitação. A partir daí, a empresa vencedora terá que finalizar a construção da obra e mantê-la em funcionamento.

Page: 1 2

Portal de Licitações