Categories: Notícias

Prodest abre licitação para rede no ES

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo iniciou a licitação para contratar a empresa responsável pela Rede Metro-Gvix no Estado.

São Paulo – O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) iniciou a licitação para contratar a empresa responsável pela Rede Metro-Gvix no Estado.

O processo licitatório é na modalidade pregão presencial, do tipo menor preço. A empresa selecionada será responsável pela consultoria, elaboração de projeto e acompanhamento da rede.

A estrutura da Rede Metro-Gvix terá aproximadamente 492 pontos de acesso espalhados pelas cinco cidades da área de cobertura. A previsão é que a rede esteja em funcionamento até o final de 2013.

Esta rede integrará com fibra óptica órgãos públicos estaduais e municipais em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana. Segundo a Prodest, a Metro-Gvix fará parte do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), integrada à rede nacional da Telebras e à Metro.ES/Metrovix, que conta com velocidades de 1 a 10 gigabits por segundo. Esta rede atende atualmente mais de 40 órgãos estaduais em Vitória.

Os moradores destes municípios com rede de alta velocidade poderão usar serviços como telemedicina, vídeo vigilância, monitoramento de condições climáticas para prevenção de desastres, gestão integrada de controle de tráfego e educação à distância.

A Metro-Gvix é uma iniciativa do Programa ES Digital, que prioriza a utilização de recursos tecnológicos na administração pública estadual e a melhoria do acesso à Internet de alta velocidade.

A abertura das propostas será no próximo dia 24, a partir das 10 horas, na sede do Prodest na Avenida João Batista Parra, Enseada do Suá, Vitória. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail renato.ferraz@prodest.es.gov.br.

 

Por:Por Rafael Ferrer
(FOnte: INFO Online)

Portal de Licitações