Em ofício enviado à Câmara, Executivo informou que ainda não há um prazo definido para…
A Prefeitura de Irati enviou resposta aos questionamentos feitos pelos vereadores a respeito da implantação do Estar Digital. No documento, o Executivo informa que o processo licitatório para implantação do Estar Digital está em fase final de confecção, faltando apenas ser feito o edital de contratação. Ainda não há um prazo definido para implantação definitiva do sistema, pois isso depende de trâmites burocráticos e prazos legais a serem cumpridos.
Parte do ofício com as respostas foi lida durante a sessão da Câmara na última terça-feira, 03. No documento, o Executivo informou que as solicitações foram encaminhadas ao Departamento de Transportes que, após análise, detalhou as medidas adotadas com o objetivo de atender à solicitação da Câmara.
Em contato com nossa reportagem, o novo secretário de Segurança Pública e Cidadania, Gadyel Johnson, contou que a empresa vencedora da licitação deve oferecer um automóvel com câmera e o software. Todo o sistema seria operacionalizado pela equipe da Iratran.
“A fiscalização seria feita por um veículo com câmera, com uma base central de dados que ficaria na Iratran. As imagens seriam enviadas para esta central, de onde seriam emitidos os autos de infração. Este processo está em fase de licitação. Serão disponibilizados, a princípio, um veículo e o software para operacionalização do sistema. A implantação, depois de tudo regularizado e certinho, terá duração aproximada de 60 a 90 dias, com divulgação e orientação à população. Teremos ações explicando o funcionamento do sistema e uma ampla divulgação nos meios de comunicação”, frisou o secretário.
Estar Digital vinha sendo pleiteado desde 2020
O Estar Digital vinha sendo pleiteado desde 2020, último ano da primeira gestão de Jorge Derbli, porém naquele momento o sistema não foi implantado. Em 2023, o vereador Alcides Cezar Pinto (Batatinha) questionou o município sobre a implantação do Estar Digital. Na época, o então secretário de Segurança Pública e Patrimônio de Irati, Lee Jhefferson Souza, informou que a Prefeitura estava trabalhando em parceria com a Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná [AMCESPAR] para ampliar o projeto em toda a região, buscando uma licitação conjunta para Irati, Prudentópolis e outros municípios.
Valor arrecadado com Estar e notificações em 2025
O valor arrecadado até agora com a venda dos blocos do Estar e com o pagamento das notificações pela não utilização dos cartões de estacionamento soma R$ 116.626,00. Os recursos vão para uma conta corrente pertencente à Prefeitura de Irati e são utilizados na manutenção viária, compra de tintas e implantação de redutores de velocidade. O dinheiro também pode ser aplicado em projetos de educação no trânsito.
(Fonte: Najuá)