Notícias

Presidente do Equador é acusado em caso de nepotismo

O presidente equatoriano, Rafael Correa, está sendo acusado de ter acobertado um negócio ilícito de seu irmão, que teria obtido contratos públicos de cerca de 700 milhões de dólares de maneira imprópria.

 

Segundo o grupo de investigação de serviços públicos Veeduría Ciudadana, criado em 2009 a pedido do governo para examinar os negócios de Fabrício Correa, irmão mais velho do presidente, o empresário obteve vários contratos para obras públicas em diversos setores, violando normas antinepotismo. A existência de contratos entre o irmão do presidente e o Estado já havia sido denunciada anteriormente por meios de comunicação locais, mas Fabricio Correa negara tudo, argumentando que haviam sido obtidos legalmente, por meio de licitação.

“Temos quatro vídeos e áudios que podem testemunhar que o presidente Correa sabia muito bem sobre os contratos”, disse à Reuters Pablo Chambers, coordenador do grupo Veeduría Ciudadana. O informe do grupo chega num momento em que o governo perdeu apoio a seu programa na Assembleia Nacional por causa da divisão entre seus partidários sobre a realização de uma consulta popular para reformar o sistema judicial do país.

O presidente nega as acusações de que sabia dos contratos e pediu que o grupo apresente as provas. “Vamos responder legalmente a eles. Já estou cansado”, disse Rafael Correa a jornalistas no fim de semana. Chambers garante que no relatório do Veeduría Ciudadana consta a existência de mais de 40 contratos que custam ao Estado cerca de 143 milhões de dólares, os quais foram entregues a empresas vinculadas a Fabricio em condições excessivamente favoráveis.

“Não estamos dizendo que o presidente tinha relação com os contratos o que se beneficiou dos contratos. Estamos dizendo que ele sabia deles”, acrescentou Chambers. Uma porta-voz de Fabricio Correa disse à Reuters que não há posição oficial do empresário no momento.

(Fonte: Estadão Online)

Related posts
Notícias

AVISO DE PAUTA: governador assina autorização para licitação de obras no Aeroporto Regional da Serra Catarinense em Correia Pinto

O governador Jorginho Mello assina nesta sexta-feira, 19, às 14h, a autorização para licitação…
Read more
Notícias

Ala da Mulher do Hospital Municipal: foi homologada vencedora da terceira licitação

Empreiteira de Curitiba vai realizar a obra, anunciada em 2020, por R$ 13,2 milhões; ala do HM foi…
Read more
Notícias

Licitação para reformas na ginástica artística e taekwondo está aberta

Algumas obras aguardadas pela comunidade são-bentense estão a poucos passos de serem iniciadas.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *