Notícias

Prefeitura reúne empreiteiras para estimular participação em licitações

O secretário interino da Cidade, Eduardo Sperotto, apresentou, durante a reunião, o panorama atual de obras públicas em Sorriso. Atualmente, a Secretaria Municipal da Cidade (Semcid) faz a gestão de 23 obras em Sorriso, que representam investimentos na ordem dos R$ 55 milhões. Neste bolo, há obras viabilizadas em parceria com o Governo do Estado.

Em algumas, o bate-bate de uma obra normal dá lugar ao silêncio do canteiro vazio, visto que, diante da inflação, que demanda a necessidade de reequilíbrio financeiro, é preciso que os preços de “item por item”, “barra de ferro a barra de ferro”, “prego, escoras e lajes”, sejam cuidadosamente analisados para que a empreiteira receba o reajuste necessário para continuar o processo.

Quando os recursos são municipais, o processo é menos burocrático, mas igualmente criterioso. Já quando outros entes federativos entram em cena, aí o tempo de análise dobra. “Estamos dispostos a ajudar neste processo dentro do que for possível e sempre amparados pela lei”, reitera Ari, pontuando que reuniões já foram feitas com representantes do Legislativo, da CDL, e também da Associação Comercial e Empresarial (ACES) para dar mais transparência a estas situações e buscar soluções.“Pensamos, inclusive, em licitar por partes: primeiro a obra bruta; e depois os acabamentos, mas já percebemos que o Tribunal de Contas da União, o TCU, não vê com bons olhos esta prática”, acrescentou o gestor.

Projeções

Se, agora, a Semcid acompanha 23 obras, há outras oito em que a licitação está “no jeito”, o que representa mais R$ 35 milhões em investimentos.

Além destas, 15 projetos estão em andamento e 21 aguardam na fila para ficarem redondinhos até chegar o ponto de irem para a aba das licitações. Ah… ainda não terminou não: quatro convênios assinados com o Estado vão resultar em 11 novas obras.

“São 92 obras acontecendo e ‘a acontecer’”, contabilizou Sperotto.

Como participar

Mas, como saber que processos estão abertos? É muito simples: só acessar o site da prefeitura www.sorriso.mt.gov.br, e clicar no banner “Transparência”. Ainda é possível clicar no ícone “Portal Transparência”, que são abertos todas as licitações. Outra forma? Tem sim: no campo “Agenda”, também dá para acompanhar todo o processo.

“Precisamos de ajuda para edificar estes projetos, investindo os recursos públicos, frutos do trabalho de cada sorrisense, em obras que vão levar à população o atendimento em saúde, educação, esporte, lazer segurança pública e assistência social, além de fornecer a infraestrutura necessária para garantir o desenvolvimento sustentável de nosso Município e, consequentemente, de nossa região”, clamou Ari.

(Fonte: MT Agora)

Related posts
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para construção de escolas e terminal no Subúrbio

Duas escolas e um terminal de ônibus serão construídos no Subúrbio Ferroviário de Salvador, as…
Read more
Notícias

Agenda Celic tem 29 licitações entre 15 e 19 de agosto

A tomada de preços para obras na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), prevista para as 14h de…
Read more
Notícias

Tribunal de Justiça proíbe Prefeitura e Câmara de ceder área ou bem público sem licitação

A lei é de 2003, da gestão do ex-vereador Gerson Furquim; cabe recurso O desembargador Vianna…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *