Categories: Notícias

Prefeitura investirá R$ 2 milhões em obras na Orla Conde


Cdurp contratará empresa para consertos de danos na Orla Conde. O DIÁRIO DO PORTO mostrou 43 buracos no trecho e problemas que trazem riscos aos pedestres

Prefeitura do Rio lançou licitação para a recuperação dos 3,5 km da Orla Prefeito Luiz Paulo Conde, no Porto Maravilha. A contratação dos serviços será feita pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) e as obras, estimadas em R$ 2 milhões, devem começar neste ano. Em setembro, o DIÁRIO DO PORTO publicou reportagem mostrando 43 buracos no calçamento da Orla; 14 espaços de árvore vazios; cinco afundamentos; uma caixa ou bueiro sem tampa e uma raiz de arbusto rompendo o piso. Havia também inúmeros outros danos, como placas de piso rachadas e irregularidades e elevações menores no solo, com potencial de causar acidentes em pedestres.

Depois da reportagem, a Cdurp informou que estava preparando a licitação, que agora foi lançada. Serão recuperados calçadas, praças e vias de serviço do Boulevard Olímpico em toda sua extensão; o paisagismo será recomposto; e mais de 300 novos balizadores serão instalados para coibir a circulação de veículos na Orla – principal causador dos danos no piso.

A Cdurp e o VLT também estudam uma forma de atender as mais de 2.000 pessoas que acessam diariamente o edifício Aqwa Corporate. Atualmente, para conseguir usar o VLT no sentido do Centro, os funcionários e visitantes têm que ir até o final da linha, na Rodoviária e fazer a baldeação, ou então usar o serviço de carrinhos elétricos disponibilizado pelo edifício para transporte até a estação Parada dos Navios. Já há um estudo para a implantação de uma transferência da linha do VLT na própria estação em frente ao Aqwa, mas ainda não há prazo para ser implantada.

O presidente da Cdurp, Gustavo Guerrante, disse que em 2021 a Prefeitura voltou a fazer a manutenção da Orla por meio da Secretaria Municipal de Conservação. Agora, a licitação dará início à ação definitiva de recuperação de danos que se acumularam ao longo dos últimos anos.

“Foram anos em que a gestão anterior não prestou atenção no Porto Maravilha. Não era uma prioridade. E é natural que o ambiente público se deteriore sem a devida manutenção. O que estamos lançando agora é uma contratação de empresa especializada para dar à Orla Conde o devido cuidado. É um espaço novo da cidade, repleto de equipamentos culturais onde antes havia a sombra de um viaduto. É um marco importante e exemplo da cidade que queremos para o futuro”, afirma Guerrante.

Uma vez iniciadas as intervenções, a expectativa é entregar a Orla renovada à população em quatro meses. Finalizado o trabalho haverá novo contrato de manutenção do espaço. O contrato será gerenciado pelo corpo técnico da Cdurp, empresa da Prefeitura responsável pela revitalização do Porto.

Os números da reforma na Orla Conde

210 novas árvores plantadas

1.500 m² de granito recompostos

3.000 m² de paisagismo recuperados

300 novos balizadores instalados

3.243 m² de vias de granito substituídas por pavimento de concreto intertravado (mais resistente)

(Fonte: Diário do Porto)

Portal de Licitações