Notícias

Prefeitura de Vila Velha suspende licitação de seis quiosques por indícios de direcionamento

Decisão foi baseada em uma recomendação feita pelo Ministério Público de Contas, que apontou a existência de cláusulas restritivas no edital.

 

A Prefeitura de Vila Velha suspendeu a licitação para concessão de uso e exploração de serviço da área onde está prevista a construção de seis quiosques na Praia de Itaparica, no município. Os estabelecimentos ainda estão em construção, após a demolição dos antigos quiosques, no início do ano passado. O aviso de suspensão da Concorrência Pública 026/2020 foi publicado na última quinta-feira (31), no Diário Oficial.

A decisão da prefeitura foi baseada em uma recomendação feita pelo Ministério Público de Contas (MPC), que apontou a existência de cláusulas restritivas no edital. O órgão notificou a prefeitura no último dia 16, depois de verificar indícios de direcionamento e restrição à competitividade no documento, como o critério de pontuação da proposta técnica, mais benéfica aos concorrentes que comprovarem mais tempo de experiência com quiosque ou estabelecimento similar.

A concorrência tem como objeto a concessão de uso e exploração de serviço de área pública de uso comum, precedida de obra de construção de seis quiosques, para atendimento das necessidades e conveniências de consumo dos usuários da orla de Itaparica.

Devido às irregularidades identificadas no edital, o órgão ministerial recomendou ao então prefeito de Vila Velha, Max Filho (PSDB), a suspensão do processo licitatório, para corrigir as cláusulas restritivas, seja com a exclusão ou a substituição delas, em obediência aos princípios da isonomia e da competitividade. A recomendação foi atendida, conforme ato assinado pela presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL) de Vila Velha.

Por meio de nota, a Prefeitura de Vila Velha, hoje sob a gestão de Arnaldinho Borgo (Podemos), informou que já está avaliando a recomendação do Ministério Público de Contas. Disse ainda que a atual gestão preza pelos princípios da isonomia e competitividade e, por isso, avalia o parecer para manifestação oficial.

 

Fonte: Folha Vitória

Related posts
Notícias

Com investimento de R$ 3,4 milhões, Recife lança licitação para construir Arrecifes da Cidadania

Equipamento será instalado na Comunidade do Bem, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, com…
Read more
Notícias

Em breve deve ser aberta licitação para concessão dos quiosques no Parque dos Pioneiros

Lance inicial previsto é de R$ 400,00 mensais. Vence quem oferecer o maior valor fixo mensal. Com o…
Read more
Notícias

Licitação para requalificação do Teatro Vila Velha será lançada nos próximos dias, diz Bruno Reis

Um dos teatros mais tradicionais de Salvador vai completar 60 anos em atividade, em 31 de julho, e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *