Notícias

Prefeitura de Porto Alegre lança edital para recuperação do viaduto dos Açorianos, interditado desde maio

A prefeitura de Porto Alegre lançou nesta segunda-feira (9) edital de licitação para contratar empresa ou consórcio para recuperação da estrutura do viaduto dos Açorianos, localizado na Avenida Borges de Medeiros, no Centro Histórico. O local foi interditado, e a passagem de veículos foi fechada no começo de maio, depois que foram constatados graves anomalias na estrutura de transição entre o terreno natural e o viaduto em si, na parte chamada de encontro.

A sessão pública de abertura do processo licitatório para obra será no dia 25 de novembro. A previsão de investimento é de R$ 1.344.493,88, e o prazo para execução é de seis meses após a ordem de início. Conforme a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), o trânsito no local deve ser liberado apenas após a conclusão das obras.

O serviço de restruturação do viaduto inclui a recuperação estrutural de pilares e vigas dos encontros, tratamentos de fissuras e rachaduras, reforço da viga longitudinal central, e a construção de lajes de transição. Serão substituídos ainda os aparelhos de apoio, as juntas de dilatação, os drenos de escoamento de água, além do tratamento da armadura e do concreto, limpeza e pintura, entre outros serviços.

Técnicos da prefeitura notaram os problemas em agosto de 2019, em vistoria anual, e solicitaram a contratação de uma empresa para a elaboração de um laudo técnico. Entre os problemas detectados na vistoria estão o rompimento de vigas nos apoios dos dois encontros, e da junta de dilatação, o esgotamento da vida útil dos aparelhos de apoio, o entupimento dos drenos, entre outros que serão reparados pela obra.

Essa será a maior intervenção realizada no viaduto de 202 metros de extensão desde a construção, em 1973.

(Fonte: GZH Porto Alegre)

Related posts
Notícias

Licitação do transporte: Consórcio remarca lançamento para 7 de maio

A mudança ocorre devido à grande demanda para análise das sugestões enviadas pela população…
Read more
Notícias

Aleto e TCE-TO promovem curso sobre a Nova Lei de Licitação

Evento acontece até terça-feira, 23, na sede do Instituto de Contas 5 de Outubro, em…
Read more
Notícias

PG abre licitação de quase R$ 8 mi para formar 'muralha digital'

Segundo a secretária de Cidadania e Segurança Pública outro objetivo é localizar veículos com…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *