Categories: Notícias

Prefeitura anuncia abertura da licitação para o transporte coletivo urbano

Na tarde de ontem (26) a prefeitura de Passo Fundo fez um anúncio histórico: a abertura da licitação para o transporte coletivo urbano da cidade. O anúncio foi feito na Secretaria do Meio Ambiente, para todos os secretários municipais, representantes das empresas do transporte coletivo, lideranças locais e de classe. O edital será publicado no site da prefeitura na noite de hoje.

Em entrevista na Uirapuru, o prefeito Luciano Azevedo explicou que o estudo para a licitação iniciou ainda em 2013, na onda popular por melhorias do transporte. Desde lá uma análise criteriosa do atual modelo foi feita, onde apontou-se que a passagem pode ser mais barata, se algumas mudanças forem feitas.

O Secretário Municipal de Transportes e Serviços Gerais, Cristian Thans, explicou que a licitação terá espaço de inscrição aos interessados de 30 dias.Ele acredita que, se não houver nenhuma impugnação ou contestação, o novo modelo de transporte coletivo estará operando no início de 2018.

Como será a licitação?

Na licitação do transporte coletivo urbano destaca-se, principalmente, o processo por menor preço, tendo como limite o valor atual da tarifa, ou seja, R$ 3,25 – valor possível em função da otimização dos itinerários e redução da quilometragem rodada. Conforme edital, a licitação terá amplitude nacional, podendo participar qualquer empresa devidamente habilitada de todo o país. Também será permitida a participação de empresas consorciadas. A empresa vencedora terá o prazo de até 180 dias após a assinatura do contrato para iniciar a operação com todos os itens previstos no edital e nos projetos básicos.

O que muda com a licitação do transporte coletivo urbano?

Para as operadoras
Como é hoje?
Há três empresas atuantes no município: duas empresas privadas e a Codepas, empresa pública. Não há qualquer tipo de integração entre as empresas.

O que muda?
O sistema será operado por duas empresas: a vencedora da licitação e a Codepas, que por ser uma empresa pública não precisa licitar. Passará a existir uma integração entre as empresas com uma visão de sistema.

As linhas de ônibus
Como é hoje?
Hoje são 41 linhas de ônibus operadas sem otimização entre as linhas e trajetos, tendo como consequência principal o aumento da quilometragem e mais custos que impactam no valor da passagem.

O que muda?
Serão 38 linhas de ônibus em um sistema de integração de trajetos e tabelas horárias entre as operadoras, com o objetivo de reduzir a sobreposição de linhas e diminuir o tempo de espera nos principais trajetos. Assim, fará parte da licitação 38 linhas com um total de mais de 80 itinerários. A mudança possibilitará a manutenção ou redução da tarifa. As novas nomenclaturas, prefixos, rotas, horários e outras informações relevantes serão amplamente divulgadas após a homologação da nova operadora.

Tarifa
Como é hoje?
A tarifa de ônibus funciona com a compra do vale-transporte ou com dinheiro.

O que muda?
A bilhetagem eletrônica permitirá maior eficiência, controle e segurança para os usuários e empresas operadoras. A integração tarifária com a bilhetagem eletrônica será possível pela adoção de integração tarifaria temporal, ou seja, cada usuário terá um tempo de até 60 minutos para desembarcar de uma linha e utilizar uma segunda. Isso irá gerar uma economia significativa para os usuários e empregadores.

Diferenciais
Atualmente, não há monitoramento e acessibilidade universal em todos os veículos que rodam pela cidade. O sistema proposto prevê que todas as linhas deverão ter videomonitoramento para melhorar a gestão do sistema e a segurança, além da acessibilidade universal. A melhoria da comunicação com criação de um aplicativo e um sistema de informações mais eficiente também são diferenciais que o usuário poderá contar.

O que ganha o usuário?
– Manutenção e/ou redução do valor da tarifa;
– Otimização dos itinerários com menos tempo de circulação e de espera nos principais trajetos e mais opções de embarque;
– Padronização da frota de todos os veículos do sistema – Codepas e empresa vencedora – com a mesma programação visual (padrão de cores e sinalização);
– A frota será mais nova;
– A bilhetagem eletrônica permitirá maior eficiência, controle e segurança para os usuários e empresas operadoras. A integração tarifária com a bilhetagem eletrônica será possível pela adoção de integração tarifaria temporal: cada usuário terá um tempo de 60 minutos para desembarcar de uma linha e utilizar uma segunda, gerando uma economia significativa para os usuários e empregadores;
– Um aplicativo deverá ser implantado pelo sistema para facilitar a informação aos usuários, desta forma, cada passo-fundense poderá utilizar o transporte com mais eficiência, comodidade e segurança;
– Um sistema de informações claras sobre itinerários, horários e outros dados relevantes serão instalados nas paradas de ônibus, anexados aos veículos e divulgados por meio da internet, 0800 e aplicativo.

A gestão do sistema pelo município
Será implantado o Sistema de Gestão Integrada com as operadoras do transporte. Com isso, o município acompanhará a evolução do atendimento de forma online. Com a bilhetagem eletrônica será possível o controle do número de usuários pagantes, estudantes, gratuidades, entre outros; informações relevantes para a gestão e acompanhamento tarifário. A gestão da qualidade do atendimento e do sistema será feita através de fiscalização e aplicação de índices de desempenho – aferidos mensalmente.

(Fonte: RDuirapuru)

Portal de Licitações