Notícias

Prefeito eleito de Guarulhos diz que irá congelar IPTU e zerar fila da creche

Gustavo Henric Costa, o Guti (PSB), foi eleito com 83% dos votos.
Ele prometeu zerar fila da creche no 1º ano de gestão.

O prefeito eleito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, o Guti (PSB), disse que irá congelar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) no primeiro ano do seu mandato apesar da dívida da cidade superar os R$ 4 bilhões e comprometer quase todo o Orçamento.

“Durante toda a campanha a gente fez uma proposta de congelamento do IPTU, do PGV, que é a Planta Genérica de Valores, com certeza a gente vai manter isso. Nós já avaliamos o impacto orçamentário, então com certeza a gente vai conseguir manter”, afirmou.

Guti obteve 481.541 votos (83,5%) em Guarulhos, segundo maior colégio eleitoral do estado. Seu adversário, Eli Correa Filho (DEM), obteve 16,5% e teve menos votos no segundo turno do que no primeiro. Eli Correa Filho recebeu 95.161 votos neste domingo. No primeiro turno, ele teve 135.134 votos.

O prefeito eleito também prometeu uma política de isenção fiscal para atrair novas empresas para a cidade e gerar empregos. “Nós queremos atrair muitas empresas para Guarulhos também e com isso a gente vai gerar muito mais ISS. Também praticar uma política de redução fiscal para que essas empresas venham, nós sofremos hoje com 65 mil desempregados, é muita coisa, então nós temos que trazer novas empresas”, afirmou o prefeito eleito.

Após assumir seu cargo, em janeiro de 2017, sua primeira medida será cortar gastos para equilibrar o orçamento, que está comprometido com dívidas e empréstimos. Para isso, irá extinguir secretarias e cortar cargos comissionados.

“Infelizmente todo recurso que Guarulhos arrecada e é muito, um dos IPTUs mais caros do Brasil é gasto na própria máquina, então a gente precisa enxugar rapidamente a máquina, São 32 secretarias, aproximadamente 2 mil cargos comissionados e a gente precisa reduzir para que a gente consiga ter dinheiro para investir corretamente o dinheiro público”, disse.

Outra promessa é zerar a fila da vaga da creche que chega a 10 mil crianças ainda em 2017. “Há um compromisso de todo o governo do PSB de zerar esse déficit no primeiro ano. Primeiro de tudo é garantir que essas crianças tenham creche através de convênios, construir não vai dar pela questão financeira da cidade”. Ele também disse que irá valorizar o profissional da Educação com plano de carreira.

Perfil
Com 31 anos, Guti é o prefeito eleito mais novo de Guarulhos. Foi a primeira vez que ele concorreu ao cargo de prefeito. A pouca idade de Guti foi alvo dos seus adversários políticos durante a campanha eleitoral, que associavam o fato a inexperiência do candidato.

Em 2008, Guti foi eleito o vereador mais jovem da cidade de Guarulhos. Em 2012, foi reeleito. Atualmente é o presidente municipal do PSB de Guarulhos.

Formado em Direito e pós-graduado em Direito Administrativo, com ênfase em Gestão Pública e Licitações, Guti foi vereador em Guarulhos por dois mandatos. O candidato do PSB foi o mais votado no primeiro turno das eleições.

Apesar da pouca idade, Guti descarta que seja inexperiente e diz que conhece bem a máquina pública. “Já tenho 31 anos, 8 anos como vereador votando orçamento, sabendo exatamente onde a gente precisa cortar o dinheiro mal gasto e investir de maneira adequada para conseguir investir e levar uma qualidade de vida ao guarulhense”, declarou.

Guti, que diz que foi eleito pois os eleitores querem “uma nova política” recebeu apoio do vice-governador Marcio França (PSB) e do governador Geraldo Alckmin (PSDB). “O Marcio foi pontual, ele apoiou a nova política, tanto que o PSB elegeu prefeitos novos, porque o Brasil tá mudando e a gente precisa realmente fazer política com transparência”, declarou. A nova política seria transparente, combatendo a corrupção e sem vícios políticos como “conchavos”.

(Fonte: G1)

Related posts
Notícias

Evento para agentes públicos que atuam em licitações acontece nos dias 6 e 7 de junho

2º Ciclo Idasp de Capacitação na Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos visa…
Read more
Notícias

DAEE publica licitação para retomar obras das barragens de Pedreira e Amparo

Obras das barragens em Pedreira e Amparo foram paralisadas em julho do ano passado e devem ser…
Read more
Notícias

Prefeitura de Xaxim realiza pregão para aquisição de equipamentos agrícolas

Setor de licitações da prefeitura de Xaxim anuncia abertura de processo de pregão A Prefeitura…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *