Macelly Veras alega emergência financeira para a dispensa de licitação.
A Prefeitura de Maués, no interior do Amazonas, firmou um contrato de R$ 3.793.225,08 com a empresa Ama Saúde Atividades Médicas Associadas LTDA para fornecimento, gerenciamento e operacionalização de plantões e consultas ambulatoriais e hospitalares no município. A contratação foi feita por meio de dispensa de licitação e oficializada no último dia 21, conforme publicação no Diário Oficial dos Municípios do Amazonas (Doma).
A empresa que a prefeitura firmou contrato foi criada em janeiro deste ano.
A justificativa apresentada pela prefeita Macelly Veras para a dispensa do processo licitatório foi a situação de emergência financeira e administrativa da cidade. No entanto, a escolha da empresa tem levantado questionamentos devido ao curto período de existência da Ama Saúde.
De acordo com dados da Receita Federal, a empresa possui o CNPJ n° 59.021.802/0001-20 e iniciou suas atividades no dia 21 de janeiro deste ano, ou seja, apenas um mês antes da assinatura do contrato com a Prefeitura de Maués. Mesmo com esse curto tempo de funcionamento, a Ama Saúde foi selecionada para atuar na reestruturação e organização da área pública de saúde do município.
A empresa tem como atividade principal o atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para urgência, conforme seu registro na Receita Federal. Sua sede está localizada no bairro Santa Luzia, em Maués, mas não há informações disponíveis sobre os proprietários da firma nos registros públicos.
(Fonte: AM POST)