Notícias

Por falta de licitação, programa Troca Solidária está suspenso em Caxias do Sul

Ação que autoriza compra de hortifrútis repassados pelo programa à população não foi aberta em meio à troca de administração.

 

Por enquanto, o programa Troca Solidária está suspenso em Caxias do Sul. A ação, que promove a troca de resíduos seletivos por hortifrutigranjeiros, não teve licitação aberta ao final do último ano, o que ocasionou a falta de alimentos que são fornecidos durante o programa.

Sem a contratação de cooperativas, pequenos produtores ou do sistema de registro de preços, a decisão da prefeitura foi a de suspender a troca, temporariamente, até a reorganização do projeto. O programa deve ser retomado em dois meses, segundo o prefeito de Caxias do Sul e idealizador do programa enquanto estava à frente da Codeca, Adiló Didomenico (PSDB).

Ele explica que um projeto de lei deve ser encaminhado à Câmara de Vereadores para alocar recursos da Fundação de Assistência Social (FAS) para a Secretaria da Agricultura, que fará o gerenciamento da compra dos produtos. Com a indicação dos recursos, será possível a abertura da nova licitação. O processo, segundo o prefeito, deve permitir a retomada do programa até o início de março, com uma mudança no cronograma:

— Voltando a ser aos sábados, como era na origem, porque ouvimos muito durante a campanha que o pessoal prefere aos sábados (ao invés de quinta-feira) por várias razões: por ter as crianças em casa quando era período de aula, pelas pessoas que não trabalhavam aos sábados e, assim, conseguiam ficar na fila — diz Adiló, lembrando que, dependendo do bairro, a troca costumava gerar bastante movimentação.

A reestruturação também deve envolver os veículos da Codeca. Na retomada, a prefeitura pretende estimular a população a seguir recolhendo os resíduos nos bairros para trocar pelos alimentos. Até a volta, a orientação é armazenar os resíduos. A Companhia garante que vai fornecer um vale, mantendo a troca do material seletivo por hortifrútis quando o programa for retomado.

Como funciona a Troca Solidária?

O morador leva seus resíduos e eles são pesados pelos servidores. A seguir, o morador recebe um vale com o peso que tem direito a levar em alimentos. Então, basta retirar a quantidade no caminhão dos hortifrútis, que acompanha a edição. Por evento, a quantidade fixada é de até 15 kg de comida por pessoa. Caso ela tenha direito a mais, recebe um vale para retirar em outra edição do programa.

Criada em junho de 2009, a Troca Solidária é uma iniciativa da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), que teve Helen Machado anunciada como diretora-presidente para a gestão 2021-2024, na manhã desta sexta-feira (8). Anteriormente, Roneide Dornelles chegou a ser nomeado para o cargo, mas, por impeditivos legais, não assumiu e acabou sendo oficializado titular da Secretaria Municipal da Receita.

Só em 2020, o programa teve 32 edições e beneficiou 13.448 famílias. Ao todo, foram coletadas 426 toneladas de resíduos, que resultaram na entrega de 106.500 kg de hortifrútis. 34.275 kg foram doados para Banco de Alimentos.

 

Fonte: Pioneiro Geral

Related posts
Notícias

Licitação para construção do Centro Especializado em Reabilitação em Santa Cruz é aberta

Na busca por aprimorar e ampliar os serviços de saúde, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul abriu um…
Read more
Notícias

Prefeitura de Gurupi lança processo licitatório da nova rodoviária, orçada em R$ 13 milhões

O Diário Oficial de Gurupi publicado na noite de sexta-feira, 19, trouxe o aviso de licitação…
Read more
Notícias

Metrô de São Paulo abre licitação para contratação de empresa de vigilância patrimonial

Nesta segunda-feira, 22 de abril de 2024, o Metrô de São Paulo anunciou a abertura de uma…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *