Notícias

Polícia Federal apura corrupção e fraudes em licitações dentro do Incra no Amapá

Operação Conluio cumpriu mandados de busca e apreensão em Macapá. Investigados, entre servidores e empresários, negociavam e direcionaram contratos dentro do órgão.

Agentes públicos e empresários investigados por direcionamento e fraudes em licitação dentro do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Amapá, estão sendo investigados pela Polícia Federal (PF), que nesta terça-feira (30), deflagrou a operação Conluio, visando apurar a prática ilegal.

Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Macapá, nos bairros Jardim Marco Zero e Santa Rita.

Os nomes dos alvos não foram informados pela corporação. Entre os crimes previstos, estão fraude à licitação, corrupção ativa e passiva e organização criminosa.

De acordo com a PF, empresários e integrantes da comissão de licitação do Incra negociavam a oferta de lances para direcionar contratos no órgão referentes a obras, principalmente de georreferenciamento, procedimento onde são mapeadas e delimitadas terras públicas.

“Com decorrer da investigação, constatou-se que os investigados combinavam entre si os lances que iriam realizar em cada pregão, ocorrendo, desta forma, um direcionamento no resultado dos vencedores, por meio de esquema fraudulento que burlava o caráter impessoal e competitivo das licitações”, detalhou a PF.

A Conluio foi motivada a partir de provas de outra operação que investigou fraudes no Incra, a “Terras Caídas”, em setembro de 2018.

Na época, foi identificado que servidores fraudavam o sistema de dados de terras públicas do Instituto para inclusão de informações falsas de trabalhadores rurais.

(Fonte: G1 – Amapá)

Related posts
Notícias

Teresópolis abre licitação para o serviço de captura e guarda de animais soltos em vias públicas

A Prefeitura de Teresópolis marcou para o dia 28 de junho a concorrência pública 001/2021, para…
Read more
Notícias

Aberta licitação para construção de unidades de saúde em Dourados

Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) abriu licitação para a construção de…
Read more
Notícias

Cade condena seis empresas por formação de cartel em licitações públicas

Práticas anticompetitivas, como formação de cartel em licitações públicas, são passíveis…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *