Notícias

Pivô do mensalão do DEM tem pena reduzida em dois processos

Durval Barbosa pediu perdão judicial, mas Tribunal de Justiça negou. Delator do mensalão do DEM ainda é réu em pelo menos 40 casos.

 

 

O delator do mensalão do DEM, Durval Barbosa, teve pena reduzida pelo Tribunal de Justiça (TJ)  nesta quinta-feira (31) em dois processos em que foi condenado na primeira instância. Barbopa havia pedido perdão judicial, que foi negado pelo TJ. Em um dos processos criminais reavaliados pelo TJ, Barbosa havia sido condenado por contratar uma empresa de informática e outra de pesquisas sem licitação quando era presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). Os contratos somavam R$ 9,8 milhões.

A pena, de 2 anos e 13 dias de detenção em regime inicial semi-aberto, multa de 4,5% do valor do contrato e o ressarcimento do gasto aos cofres públicos, caiu para 1 ano, 6 meses e 20 dias de detenção, mais multa de 2% do valor do contrato. Barbosa também foi dispensado de ter de devolver o valor do prejuízo ao governo do Distrito Federal.

No segundo processo, a pena foi reduzida para 1 ano, 6 meses e 20 dias de detenção porque, na época dos contratos – 2006 – Durval era primário. Na prática, no entanto, a redução provocou “a prescrição da pretensão punitiva do Estado”, segundo o Tribunal de Justiça.

 

Barbosa ainda pretende se beneficiar nos outros processos em que é réu – pelo menos 40 casos na primeira instância do Tribunal de Justiça. Mas o procurador-geral da república, Roberto Gurgel, já afirmou que avalia romper a delação premiada se Barbosa não cumprir os termos do acordo, como não entregar todos os vídeos gravados por ele relacionados ao supostos esquema de corrupção.

 

(Fonte: G1)

Related posts
Notícias

Licitação para construção do Centro Especializado em Reabilitação em Santa Cruz é aberta

Na busca por aprimorar e ampliar os serviços de saúde, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul abriu um…
Read more
Notícias

Prefeitura de Gurupi lança processo licitatório da nova rodoviária, orçada em R$ 13 milhões

O Diário Oficial de Gurupi publicado na noite de sexta-feira, 19, trouxe o aviso de licitação…
Read more
Notícias

Metrô de São Paulo abre licitação para contratação de empresa de vigilância patrimonial

Nesta segunda-feira, 22 de abril de 2024, o Metrô de São Paulo anunciou a abertura de uma…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *