A Petrobras (PETR3; PETR4) aprovou a licitação para a aquisição de 10 navios do tipo OSRV (Offshore Support and Rescue Vessels), especializados em suporte para combate a derramamentos de óleo. O contrato terá uma duração mínima de 12 anos e exigirá que 40% do conteúdo seja nacional.
O valor total dos contratos pode alcançar até US$ 800 milhões. A estatal também deve receber propostas até o fim de setembro para 12 navios do tipo PSV (Platform Supply Vessel), cuja licitação foi iniciada no começo do ano.
Além disso, a Petrobras, o Ministério da Gestão, Inovação e Serviços Públicos e mais de 30 outras empresas públicas assinaram dia 4 o Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão (Pacto DEI) nas estatais. O acordo visa estabelecer mecanismos de cooperação para melhorar políticas públicas e implementar ações efetivas relacionadas a esses temas.
Petrobras (PETR3; PETR4)
O Pacto promoverá a troca de experiências entre as empresas, permitindo o compartilhamento de boas práticas e a realização de ações conjuntas. Isso pode resultar em otimização de custos e aumento da visibilidade do tema na sociedade e no meio empresarial. O objetivo é desenvolver métodos mais eficazes para identificar problemas e implementar soluções que promovam diversidade, equidade e inclusão nas empresas públicas.
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, destacou que a assinatura do Pacto representa um marco importante, refletindo o compromisso das estatais em criar um ambiente de trabalho mais inclusivo e respeitoso. Ela espera que o pacto inicie uma transformação significativa nas empresas, promovendo o bem-estar e combatendo a discriminação.
A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, enfatizou que o Pacto pode induzir mudanças positivas na sociedade, pois as estatais, ao gerarem mais de 400 mil empregos diretos, têm o potencial de ser uma força propulsora de boas práticas no mercado. Também participam da iniciativa os Ministérios das Mulheres, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e Cidadania e dos Povos Indígenas.
Diversidade
Em relação à diversidade, equidade e inclusão, a Petrobras implementou em 2023 uma Política de Diversidade, Equidade e Inclusão que orienta todas as suas ações. A empresa promove regularmente treinamentos e iniciativas para combater assédio e discriminação. Magda Chambriard ressaltou que o compromisso com a diversidade de gênero, etnia, orientação sexual e habilidades é fundamental para a cultura organizacional da Petrobras.
Desde 2007, a Petrobras permite a adesão de parceiros homoafetivos no plano de saúde oferecido a seus empregados. Em 2018, a empresa adotou o uso do nome social pelos funcionários. Mais recentemente, a Petrobras introduziu a Licença Maternidade para Mãe não Gestante, oferecendo licença remunerada de 180 dias para casais homoafetivos formados por mulheres, e criou programas de mentoria feminina para apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres na empresa.
Programa
Em 2023, a Petrobras lançou o Programa de Equidade Racial, com a meta de aumentar o número de pessoas negras em cargos de liderança em 25% até 2030. Além disso, aprovou o teletrabalho de cinco dias por semana para todos os empregados com deficiência, conforme a legislação e a Política de Diversidade, Equidade e Inclusão.
(Fonte: Capitalist)