Categories: Notícias

Pesquisa da Semtran vai dar base para nova licitação do transporte coletivo de Porto Velho

Nesta terça-feira (24), 60 pesquisadores da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), iniciaram uma pesquisa com usuários do transporte público coletivo da capital para complementar estudos para nova licitação de empresa para administrar o transporte da cidade e promover melhorias no sistema, além da forma como os veículos são disponibilizados por itinerários.

A pesquisa faz parte do Plano de Mobilidade Urbana e está sendo coordenada pela Gerência de Estudo e Planejamento de Transporte do Município. Segundo o engenheiro e gerente João Luiz Ferreira de Sousa, a pesquisa acontece nesta terça, quarta e quinta (24, 25 e 26), e na terça-feira (31).

São analisadas na pesquisa o comportamento da demanda de subida e descida ao longo da viagem; a capacidade do veículo; origem e destino dos passageiros; motivo da viagem, com análise do peso dos diversos tipos de viagens possíveis; a integração; e indicações dos usuários sobre melhorias e avaliações do serviço.

De 54 linhas que atendem aos usuários da capital, 15 com maior movimentação de passageiros em dias úteis recebem as equipes de pesquisa, em todas as regiões da cidade, representando 65% da demanda.

As linhas que estão sendo analisadas são: 204-B Guajará, 205-A Esperança da Comunidade, 302 Tancredo Neves, 406 Cohab, 407 Norte Sul, 303-A São Francisco, 306-A Ulisses Tancredo Neves, 207 Campus Unir, 308-A Jardim Santana, 408-A Cidade Nova A, 300-B Ulisses BR, 310 Mariana Via Orgulho, 410 Grande Circular -A, 105 Nacional, 404-A Guaporé.

Segundo o secretário da Semtran, Marden Negrão, até o final deste ano deve ser lançada a licitação para nova concessão do transporte coletivo da capital, e será aí que o Plano de Mobilidade será apresentado juntamente com o resultado da pesquisa que servirá de justificativa para a licitação de novo serviço. “Pedimos que os usuários abertos à pesquisa e sinceros com as respostas pois é ela quem vai nortear as melhorias que precisam ser feitas no sistema de transporte da cidade”.

(Fonte: Rondonia Agora)

Portal de Licitações