Categories: Notícias

PAULIKI DEFENDE LICITAÇÃO PARA SERVIÇOS DA SANEPAR


Deputado estadual Marcio Pauliki (PDT) questiona proposta de renovação do contrato de concessão e defende abertura de licitação para serviços de água e esgoto em PG

O deputado estadual Marcio Pauliki (PDT) tem discutido a proposta de renovação do contrato da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) em Ponta Grossa. A concessão da estatal no município vence apenas em 2026 e a pretensão é estender os serviços prestados até 2036. Para atualizar o contrato, a administração municipal receberá R$ 22 milhões e poderá negociar as dívidas do município com a Sanepar. A estimativa de receita da empresa nos próximos anos é de R$ 30 bilhões.

Pauliki se posiciona contra as negociações para prorrogação da concessão e defende uma nova licitação para os serviços de abastecimento de água e esgoto em Ponta Grossa. “Como deputado da região, eu gostaria de me somar a essa bandeira. A possibilidade de abrir licitação pública é muito interessante. A concorrência é benéfica para o consumidor, pois pode melhorar a qualidade dos serviços prestados e reduz o preço”, destaca.

De acordo com o deputado, a prioridade oferecer um serviço de qualidade aos cidadãos. “Da minha experiência como administrador, trago a certeza de que, iniciando uma licitação, teremos a oportunidade de solucionar de forma efetiva diversos problemas no abastecimento” garante.

O parlamentar defende postura semelhante ao posicionamento adotado pela Associação Comercial, Industrial, Empresarial de Ponta Grossa (Acipg). A entidade participou de audiência pública promovida pela Câmara Municipal de Ponta Grossa e sugeriu a realização de um estudo técnico por intermédio de uma consultoria especializada em avaliação econômica, financeira e patrimonial para que se discuta com mais embasamento a renovação desse contrato. “Antes de se falar em renovação de contrato, é necessário auditar o contrato vigente, sanar dúvidas, verificar se as responsabilidades foram ou estão sendo cumpridas, para depois, analisarmos qualquer proposta”, ressalta o presidente da Acipg, Nilton Fior.

ÁGUA E ESGOTO
Auditoria já ocorreu em Londrina
A auditoria no contrato da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) foi adotada na cidade de Londrina e, na ocasião, foi feita uma comparação dos serviços prestados em 10 cidades de mesmo porte, com abastecimento e coleta terceirizados e municipalizados para comparar a eficiência. Também foi realizado um levantamento dos últimos 40 anos de receita e investimentos, bem como dos problemas do serviço prestado município. É possível acrescentar o levantamento do patrimônio envolvido, das dívidas do município com a Sanepar e vice-versa.

(Fonte: A rede)

Portal de Licitações