Notícias

OPERAÇÃO RETRO CASE: 13 PESSOAS SÃO DENUNCIADAS PELO MPPR POR FRAUDES EM LICITAÇÕES

Ministério Público do Paraná, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Medianeira, no Oeste do estado, ofereceu denúncia criminal contra 13 pessoas investigadas na Operação Retro Case, entre os denunciados, estão empresários e servidores públicos.

Conforme a denúncia, foram identificados dois grupos criminosos que utilizavam empresas de fachada para fraudar licitações, geralmente de manutenção e fornecimento de peças para máquinas pesadas.

Os envolvidos agiam para promover dispensas indevidas de licitação, direcionamento de licitações, superfaturamento de preços, entrega de material remanufaturado como se fosse novo e superfaturamento de preços, entre outras irregularidades.

Os grupos atuavam em diversos municípios do Oeste paranaense, com a participação de servidores públicos dessas localidades, que agiam em troca de vantagens indevidas.

MPPR sustenta que os denunciados cometeram crimes como organização criminosa, fraude à licitação, corrupção ativa e falsidade ideológica. As denúncias são referentes a primeira fase da operação.

Retro Case

A primeira fase da operação foi desencadeada no ano de 2019,  após uma denúncia anônima de um morador de Missal sobre possíveis fraudes em contratos de venda de peças para máquinas pesadas e prestação de serviço para esses veículos.

No decorrer das investigações, uma segunda fase da operação foi realizada, no dia 15 de julho. Em Cascavel, no Oeste do Estado, quatro pessoas foram alvos da ação.

Todos os envolvidos têm ligação direta com a secretaria de obras, em cargos comissionados ou de carreira. Na ação foram realizadas buscas dentro do pátio de máquinas do município.

Ao todo 58 mandados foram cumpridos durante a última ação.

(Fonte: Ric Mais)

Related posts
Notícias

Nova concessão do transporte deve iniciar operação até março de 2022, diz Felicio

Os dois lotes do sistema devem ser operados pelo Grupo Itapemirim; ideia do prefeito é que Linha…
Read more
Notícias

Nova concessão do transporte deve iniciar operação até março de 2022, diz Felicio

A Polícia Federal realizou ontem (21) uma operação para combater fraudes em licitações e…
Read more
Notícias

Cuiabá investirá mais de R$ 193 milhões em melhoria do sistema viário nos próximos dois anos

O processo licitatório nº 044/2021 está em andamento e deve ser finalizado ainda este ano Além…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *