Notícias

Odebrecht avisa que vai impugnar sanções impostas no México

A construtora Odebrecht, envolvida em vários escândalos de corrupção na América Latina, anunciou nesta segunda-feira (23) que impugnará as sanções impostas pelo governo mexicano, que inabilitou a empresa a celebrar contratos com instituições governamentais.

Em resposta, a Secretaria da Função Pública do México (SFP) informou que, embora a empresa tenha expresso a intenção de colaborar com o governo mexicano para esclarecer os fatos, nunca apresentou, nem detalhou os requisitos legais de sua cooperação e admissão de responsabilidade, nem elementos de prova para obter o benefício de redução de sanções previsto na lei anticorrupção mexicana.

“A Odebrecht México rejeita categoricamente as considerações e vai impugnar, mediante todos os recursos legais, o conteúdo, os alcances e efeitos destas sanções”, informou a empresa em uma nota publicada em jornais de circulação nacional.

A companhia acrescentou que as sanções “são totalmente infundadas e improcedentes”.

Na semana passada, o governo mexicano, através da SFP, inabilitou duas unidades da Odebrecht a participar de licitações públicas por dois anos e seis meses.

Também inabilitou dois funcionários da Odebrecht: Gleiber José de Faria, diretor de Finanças da empresa, e Luis Alberto de Meneses, titular da companhia no México.

Este último disse às autoridades brasileiras que Emilio Lozoya, ex-diretor da estatal Petróleos Mexicanos, e vinculado ao presidente Enrique Peña Nieto, recebeu mais de 10 milhões de dólares em propinas da empresa.

Lozoya nega as acusações.

Em junho de 2017, a Secretaria da Função Pública “notificou a construtora que não era procedente seu pedido de redução de sanções, em virtude de não ter aportado os elementos de prova suficientes para acreditar a infração”.

Depois, a Odebrecht interpôs um recurso, negado pela Justiça mexicana pelas mesmas razões, concluiu a SFP.

A empresa também informou que as autoridades mexicanas rejeitaram a solicitação de cooperação ao contrário dos governos de Brasil, Estados Unidos, Guatemala, Panamá, República Dominicana, Equador e Suíça.

A empreiteira está no olho do furacão nos últimos anos, acusada de ter subornado vários governos latino-americanos para ganhar licitações de obras.

(Fonte: Jornal dia a dia)

Related posts
Notícias

Com investimento de R$ 3,4 milhões, Recife lança licitação para construir Arrecifes da Cidadania

Equipamento será instalado na Comunidade do Bem, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, com…
Read more
Notícias

Em breve deve ser aberta licitação para concessão dos quiosques no Parque dos Pioneiros

Lance inicial previsto é de R$ 400,00 mensais. Vence quem oferecer o maior valor fixo mensal. Com o…
Read more
Notícias

Licitação para requalificação do Teatro Vila Velha será lançada nos próximos dias, diz Bruno Reis

Um dos teatros mais tradicionais de Salvador vai completar 60 anos em atividade, em 31 de julho, e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *