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Obras do Transolímpico começam na quarta-feira

No rastro das obras viárias dos corredores Transoeste e Transcarioca, que há meses mexem com a rotina dos motoristas, os cariocas começam a enfrentar na quarta-feira mais uma intervenção nos transportes.

RIO – No rastro das obras viárias dos corredores Transoeste e Transcarioca, que há meses mexem com a rotina dos motoristas, os cariocas começam a enfrentar na quarta-feira mais uma intervenção nos transportes. A prefeitura inicia por Sulacap, na Zona Oeste, a construção do Transolímpico, que ligará a Barra da Tijuca à Avenida Brasil, em Magalhães Bastos, e, depois, a Deodoro. Orçada em R$ 1,55 bilhão — sendo R$ 1,072 bilhão em recursos do tesouro municipal —, a obra poderá ficar ainda mais cara, uma vez que as desapropriações ainda estão sendo contabilizadas, e os custos serão pagos à parte pelo poder público.

Incluído no caderno de encargos dos Jogos de 2016, o corredor de 23km, que abrigará via expressa com pedágio para carros e um BRT (pista exclusiva para ônibus articulados), exigirá ainda outro gasto adicional: a prefeitura licitará, no ano que vem, uma extensão de 3km, apenas do BRT, até a Vila Militar, em Deodoro.

— As pistas para carros do Transolímpico terminam na Avenida Brasil. Mas o BRT terá um pedaço licitado em separado em 2012. Essa extensão margeará a linha férrea na Vila Militar, seguindo em paralelo à Estrada São Pedro de Alcântara. O orçamento dessa parte ainda está sendo calculado — explica o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto.

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